19/04/18 |   Pesca e aquicultura

Inscrições para seminário de produção de tambaqui em tanque-rede terminam nesta sexta-feira, 20/4

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - O tambaqui foi a espécie escolhida devido à escassez de tecnologias disponíveis para sua produção em larga escala, em tanque-rede, e por ser um peixe nativo com grande demanda de consumo

O tambaqui foi a espécie escolhida devido à escassez de tecnologias disponíveis para sua produção em larga escala, em tanque-rede, e por ser um peixe nativo com grande demanda de consumo

Restam 28 vagas paras as palestras. 

A Embrapa Amapá recebe inscrições, até esta sexta-feira, 20 de abril, para o 5º Seminário de Aquicultura: Produção de Tambaqui em Tanque-Rede, que será realizado nos dias 3 e 4 de maio de 2018, em Macapá.  O evento é gratuito e tem como público-alvo técnicos, piscicultores e estudantes que atuam ou têm interesse no cultivo de tambaqui em tanque-rede. Das 120 vagas oferecidas para as palestras, que ocorrerão no dia 3 de maio, restam 28 serem preenchidas; e das 30 vagas para o minicurso Processamento Agroindustrial de Tambaqui, que ocorrerá no dia 4 de maio, todas foram preenchidas.

A inscrição é presencial, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, na sede da Embrapa Amapá, localizada na Rodovia JK, 2600, logo após a rotatória do Amapá Garden Shopping, sentido Macapá-Fazendinha. É necessária a doação de 1 quilo de alimento não-perecível no ato da inscrição. Os alimentos serão doados a uma instituição de acolhimento de crianças e jovens a ser escolhida.

 A programação constará de palestras sobre legalização e políticas públicas para a aquicultura de tanque-rede no Estado do Amapá, potenciais locais de implantação de tanques-rede na área do rio Araguari, qualidade de água e impactos da piscicultura de tanque-rede no Amapá, boas práticas de manejo alimentar e nutricional para produção de tambaqui em tanque-rede. O minicurso “Processamento Agroindustrial de Tambaqui” será ministrado pela pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro), Fabíola Helena dos Santos Fogaça.  

O cultivo em tanque-rede é um sistema no qual os peixes são mantidos em estruturas flutuantes, compostas por uma armação rígida revestida por redes que devem ser adequadas de acordo com a quantidade de produção. Os tanques-rede podem ser utilizados para a produção de peixes nas fases de alevinagem, recria e engorda, tem em média 6 a 50 metros cúbicos. As estruturas permitem a livre circulação da água e podem ser instaladas em ambientes aquáticos como rios e lagos, por meio de flutuadores, em locais onde há oscilação periódica no nível da água ou por meio de estacas fixas.

 De acordo com o pesquisador da Embrapa Amapá, Marcos Tavares, o objetivo principal do seminário é atualizar os participantes sobre as políticas públicas para piscicultura de tanque-rede no Estado do Amapá, aspectos da qualidade de água, manejo alimentar e sanitário na piscicultura de tanque-rede e técnicas de processamento agroindustrial de tambaqui.

SERVIÇO:

Inscrições para o 5º Seminário de Aquicultura – Produção de Tambaqui em Tanque-Rede, a ser realizado nos dias 3 e 4 de maio.   

Período das inscrições: até 20 de abril.   

Local das inscrições: Embrapa Amapá

Horário das inscrições: 8h30 às 11h30 / 14h30 às 17h30

E-mail: amapa.eventos@embrapa.br

Telefones (96) 3203-3250 / (96) 99118-9226 / (96) 98122-1925

Dulcivania Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Telefone: 0xx96-3203-0287

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens