27/04/18 |   Melhoramento genético  Produção animal

Seleção Genômica é destaque no lançamento do Sumário de touros Gir Leiteiro na Expozebu

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Entre as atividades da Expozebu 2018 está o lançamento do Sumário do 26º Grupo de Touros da Raça Gir Leiteiro.Os resultados serão apresentados pelo coordenador técnico do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), o pesquisador João Cláudio do Carmo Panetto, às 10h de domingo (29) no Parque de Exposições da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ). Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marco Antônio Machado, o Sumário deste ano traz uma série de inovações. “Em 2018, as novidades são a avaliação genômica e a inclusão dos dados de todas as lactações das filhas dos touros, medidas que trazem maior confiabilidade aos resultados deste que é um dos mais bem-sucedidos programas de melhoramento genético de zebuínos leiteiros do mundo”, diz Machado.

O número de lactações incluídas na avaliação genética subiu de pouco mais de 30 mil para 103 mil. “Aumentamos de forma significativa a confiabilidade das predições das PTAs e tornamos a avaliação genética do teste de progênie muito mais eficiente, dando um grande passo na evolução das avaliações genéticas da raça e no seu melhoramento”, comemora o superintendente técnico da ABCGIL (Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro) André Rabelo Fernandes.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, diz que o melhoramento da raça é o resultado de um arranjo institucional moderno que envolve a Embrapa, ABCGIL e ABCZ, com a plena participação dos produtores. No final do ano passado, ocorreu um grande movimento para que os dados genômicos fossem incluídos no Sumário: cerca de 60 criadores investiram recursos próprios para a genotipagem dos seus animais, contribuindo para a implementação da seleção genômica de forma mais robusta na raça.

A ABCGIL coordenou os criadores nas coletas de amostras e a Embrapa executou a avaliação genômica. No total, 4,5 mil animais foram genotipados e tiveram suas informações incorporadas aos 3,5 mil animais previamente genotipados pela Embrapa, em projeto de pesquisa coordenado pelo pesquisador Marcos Vinicius da Silva, totalizando 8 mil animais genotipados. “O Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro é o exemplo do sucesso que uma boa parceria público-privada pode alcançar”, diz Martins.

O sumário deste ano traz a avaliação de 408 touros (33 sumarizados pela primeira vez). O documento apresenta ainda como novidade os compostos de tipo e o Índice de Produção do Gir Leiteiro (IPGL). “Essas novas ferramentas, juntamente com as avaliações já existentes, continuarão fazendo dos sumários uma peça essencial para criadores e técnicos nortearem seus trabalhos de seleção”, conclui Fernandes.

Acesse as publicações clicando nos links abaixo:

Sumário de Touros Gir

26a. Prova de Pré-Seleção Gir

 

Rubens Neiva (MTB 5445)
Embrapa Gado de Leite

Telefone: (32) 3311-7532

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gir leiteiromelhoramento genéticoteste de progênie