04/05/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Assinatura de Protocolo de Intenções dá início a parcerias entre instituições de ensino e pesquisa e Comitê Guandu

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação Comitê Guandu-RJ

Divulgação Comitê Guandu-RJ -

Como uma forma de estreitar sua parceria com o Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu-RJ), a Embrapa Agrobiologia participou, no último dia 18, da assinatura de um protocolo de intenções do órgão. Também são signatárias outras instituições de ensino e pesquisa, como a UFRRJ, o CTUR, a Universidade de Vassouras, a UniRio, a Faetec e a Uerj. A formalização do documento se deu na UFRRJ e, além de representantes do Comitê e das instituições, também estiveram presentes membros da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap).

O evento foi resultado de um edital da Agevap para início de uma cooperação técnico-científica com o Comitê Guandu. Além do intuito de formalizar as parcerias, o encontro teve como objetivo a apresentação das intenções de cada instituição. Projetos de pesquisa, extensão e capacitação dentro de diversas áreas, como meio ambiente, agroecologia, agrimensura, restauração ambiental e saúde, foram citados, além da utilização de laboratórios e equipamentos e ações de transferência de tecnologia.

O diretor-geral do Comitê Guandu, Júlio César Antunes, destacou a importância do Protocolo de Intenções e fez uma solicitação: “Queria que a gente transformasse isso em ações concretas de parceria. Temos que levar nosso exemplo a outras áreas, como a de planejamento urbano, uso do solo. Só vamos conseguir fazer nosso verdadeiro papel na hora que a agenda dos recursos hídricos for colocada em outros setores, em outros públicos.”

Dentre as atividades programadas pelo plano de aplicação plurianual está o desenvolvimento de cursos, estudos, projetos, programas e eventos de interesse comum no campo de ensino, pesquisa e extensão universitária, assim como o uso conjunto de bibliotecas e laboratórios.

Sobre a Agevap e o Comitê Guandu-RJ

Entidade delegatária criada em 20 de junho de 2002, a Agevap foi constituída, inicialmente, para o exercício das funções de Secretaria Executiva do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP). Atualmente, mantém seis contratos de gestão, sendo um deles junto ao Comitê Guandu-RJ.

O Comitê de Bacia Hidrográfica é um fórum democrático que discute a gestão dos recursos hídricos com a participação do poder público, dos usuários e da sociedade civil. O Comitê Guandu-RJ é um órgão colegiado, integrante do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, com sede em Seropédica. Sua área de atuação abrange 15 municípios.

Liliane Bello (MTb 01799/GO)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

parceriacooperação técnica