07/05/18 |   Transferência de Tecnologia

Resultados do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite são lançados na Expozebu

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Os resultados do Programa Nacional de Melhoramento do Guzerá para Leite (PNMGuL), organizados no 19º sumário de touros e matrizes, serão apresentados pelo pesquisador Frank Bruneli. Pela primeira vez, a publicação traz a avaliação genética para a característica eficiência na produção de leite (razão entre a produção de leite e a idade ao primeiro parto) a partir de informações de 11.433 lactações. “Esta característica reflete a capacidade precoce de produção de leite. Também indica se o animal tem a possibilidade de permanecer no rebanho”, explica a pesquisadora Maria Gabriela Peixoto.

Em 24 anos, o Programa avaliou cerca de 600 touros para distintas características produtivas, reprodutivas, de crescimento e carcaça, morfológicas, funcionais, de saúde e bem-estar animal. Segundo Frank Bruneli, são feitas avaliações de um grande número de características leiteiras e de corte “para que cada produtor escolha as que são adequadas e importantes para seu objetivo particular e utilize informações confiáveis em seus trabalhos de seleção e esquemas de acasalamentos, já que Guzerá é uma raça de dupla aptidão”, complementa.

O chefe-geral afirma que o documento alcança o seu objetivo de informar, transferir e promover as tecnologias disponíveis ao produtor, visando a melhoria do seu rebanho e a otimização da rentabilidade de sua atividade.

Acesse a publicação clicando no link abaixo:

Sumário de Touros e Matrizes Guzerá 

Embrapa Gado de Leite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/