10/05/18 |   Transferência de Tecnologia

Manejo da mancha das folhas em videiras é tema de dias de campo na Serra

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lucas Garrido

Lucas Garrido -

Nos dias 16 e 17 de maio, a Embrapa Uva e Vinho, a Emater/RS - Ascar e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) promovem dias de Campo sobre Mancha das Folhas da Videira, nas cidades de Flores da Cunha e Bento Gonçalves, respectivamente. 

Segundo Lucas Garrido, coordenador do evento e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, a ideia é orientar os produtores nos cuidados da pós-colheita para garantir a longevidade das plantas e uma boa produção da próxima safra. “A desfolha precoce é o principal dano da doença. Isso faz com que a planta não acumule reservas, ocasionando uma má brotação no ciclo seguinte”, antecipa ele.

Além do controle da mancha das folhas, Garrido comenta que, a partir das necessidades identificadas junto aos produtores, foram selecionados outros tópicos que serão apresentados no evento, no formato de estações do conhecimento, com apresentação de palestras e tempo para perguntas.

Integrando a programação, o engenheiro agrônomo Ênio Todeschini, da Emater/RS-Ascar, irá falar sobre as alternativas de leguminosas para potencializar os resultados da adubação verde. Já o professor do Instituto Federal, Luís Carlos Diel Rupp, apresentará novas formulações e a utilização de compostos orgânicos diferenciados, a partir da sua experiência no Centro Ecológico de Ipê.

Outra estação que fará parte do dia de campo será sobre o manejo das cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da Embrapa – 'Uvas do Brasil', como a 'BRS Carmem', 'BRS Magna' e a 'BRS Cora', utilizadas para a elaboração de suco e de cultivares comuns. “Verificamos que muitos produtores estão tendo problemas de produção dessas cultivares. Temos certeza que, com alguns ajustes no manejo, ela irão alavancar”, pontuou Garrido.

O Dia de Campo é dirigido a produtores e técnicos interessados em aprofundar seus conhecimentos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente pelo email: cnpuv.inscricoes@embrapa.br, pelo telefone: (54) 3455-8087 ou pelo WhatsAPP: (54) 99629-7194.

SERVIÇO

O que: Dia de Campo sobre Mancha das Folhas, manejo de cultivares e adubação verde da Videira


Data/Local:

16 de maio - propriedade Plínio Scortegagna, Flores da Cunha

17 de maio - propriedade de Fabiano Orsato, Bento Gonçalves

Inscrições: são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente pelo e-mail: cnpuv.inscricoes@embrapa.br, pelo telefone: (54) 3455-8087 ou pelo WhatsAPP: (54) 99629-7194.

Programa:
13h30 – Recepção e Abertura

Estação 1: Manejo da Mancha das Folhas - Lucas Garrido, Embrapa Uva e Vinho

Estação 2: Manejo das cultivares BRS Magna e BRS Carmem e cultivares comuns - Roque Antônio Zílio, Embrapa Uva e Vinho

Estação 3: Adubação Verde - Ênio Todeschini, Emater -Regional Caxias do Sul

Estação 4: Compostos Orgânicos – Luís Carlos Diel Rupp, IFRS - Câmpus Bento Gonçalves

17h30 – Encerramento

Viviane Zanella (14400 DRT/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

manejovideiramancha das folhasdoençamanejo da videira

Eventos Ver mais

Wed May 16 00:00:00 BRT 2018
Thu May 17 00:00:00 BRT 2018