18/05/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Hortaliças em Revista: nova edição fala sobre sistemas de produção conservacionistas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Henrique Carvalho

Henrique Carvalho -

A edição mais recente da publicação “Hortaliças em Revista”, lançada no último mês de abril, apresenta em sua reportagem de capa o resultado de uma pesquisa que comprovou que o sistema de plantio direto é capaz de contribuir para o sequestro de carbono na produção de hortaliças, reduzindo as emissões atmosféricas de gases de efeito estufa associadas à horticultura.

Diante de um cenário de intensificação dos efeitos das mudanças climáticas, inclusive, com consequências diretas na produção agropecuária, a pesquisa comparou o sistema convencional de cultivo com o plantio direto e o preparo reduzido, e concluiu que esses sistemas conservacionistas são mais eficientes em promover o acúmulo de matéria orgânica no solo ao longo do tempo, o que indica seu potencial como sequestradores de carbono atmosférico.

Leia reportagem completa

Também nas páginas dessa edição, é possível conferir a cor salmão da BRS Tui, uma nova cultivar de pimenta do grupo biquinho que promete conquistar segmentos de um mercado que valoriza materiais diferenciados. Além da coloração, o texto sobre a BRS Tui também chama a atenção para outras qualidades do material, a exemplo do sabor doce e do acentuado aroma. Outros esforços das pesquisas com hortaliças são evidenciados na matéria que explica como um antissoro produzido pela Embrapa no Distrito Federal foi capaz de confirmar a ocorrência de um vírus inédito em cebola na região Sul do país.

Na seção de textos assinados, os pesquisadores Valdir Lourenço Júnior e Alice Quezado Duval explicam quais os desafios enfrentados pelos agricultores na hora de fazer o manejo de doenças foliares do tomateiro causadas por bactérias e fungos. Em outro artigo, o pesquisador Giovani Olegário comenta os avanços feitos na validação de materiais de batata e mandioquinha-salsa no Estado de Santa Catarina. Na seção de notas, é possível conferir uma tecnologia para pós-colheita de hortaliças que recebeu patente do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual e os diálogos iniciados com países do Caribe para transferir conhecimentos e novas tecnologias para a horticultura tropical.

E mais: as publicações técnicas mais recentes da Embrapa Hortaliças na seção “Na Estante” e uma deliciosa receita de farofa de vagem, uma hortaliça versátil e rica em fibras e vitaminas.

Acesse a edição 25 da Hortaliças em Revista!

Paula Rodrigues (MTB 61.403/SP)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385.9109

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/