01/07/15 |   Agroindústria  Transferência de Tecnologia

Parceria entre Embrapa e CEFET-Valença avança na formação de técnicos em Boas Práticas de Fabricação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Embrapa

Arquivo Embrapa - Alunos da primeira turma do curso de Tecnologia de Agroindústria do CEFET-Valença.

Alunos da primeira turma do curso de Tecnologia de Agroindústria do CEFET-Valença.

Desde 2010, a cidade de Valença, no sul do Estado do Rio de Janeiro, tem tido a oportunidade de formar mão de obra técnica mais qualificada para o mercado de trabalho, quando a Embrapa Agroindústria de Alimentos e o Centro Federal de Educação Tecnológica se uniram para criar o curso técnico de Agroindústria.

Uma das parcerias estabelecidas se refere à formação de alunos do curso técnico de Agroindústria. O pesquisador da Embrapa, Fénelon Neto, responsável pelo trabalho com estagiários no projeto de internalização de Boas Práticas de Fabricação em Agroindústrias Familiares (BPF) da região, explica a importância da iniciativa: "Todos saem ganhando. A Embrapa tem a oportunidade de validar o método de internalização das BPF para a agroindústria familiar, e o futuro profissional pode adicionar esse conhecimento a sua formação e ao seu currículo".

O apoio da Embrapa Agroindústria de Alimentos aos estudantes do CEFET-Valença dá oportunidade para realização de trabalhos de campo, que proporciona aos alunos conhecerem a realidade da produção de uma agroindústria, e isso é um grande diferencial na formação do futuro técnico. "Um dos alunos participante do projeto, após formado, conseguiu trabalho em uma agroindústria porque era vinculado ao projeto de BPF. Esse fato foi  reconhecido na entrevista e determinante em sua escolha", relatou Fénelon.

A origem da parceria com o CEFET

Apesar dos resultados já serem bem visíveis para seus alunos, o curso do CEFET é recente. Em 2010, a instituição procurou a Embrapa com a ideia de realizar o projeto em conjunto, e a empresa aceitou. "Ajudamos a montar a grade curricular e conversamos sobre as ementas das disciplinas juntos com os professores e com o diretor", conta o pesquisador Murillo Freire, chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa àquela época e um dos idealizadores do projeto. Até então, o CEFET contava com equipamentos recém-adquiridos, mas a parceria da Embrapa Agroindústria de Alimentos forneceu a assistência técnica necessária. Os pesquisadores passaram a ministrar palestras para os alunos do curso.

No fim do ano passado, por exemplo, outra iniciativa foi a realização da Caravana Tecnológica para a Agroindústria Familiar, integrada à Semana de Extensão do CEFET em Valença. Nessa oportunidade, foram realizadas palestras pelos alunos participantes do projeto de BPF, além de atividades de assistência técnica para esclarecimento de problemas ligados às agroindústrias da região, pela equipe da Embrapa formada pelos analistas André Dutra e Roberto Machado. Mais recentemente, no último mês de junho, os pesquisadores Amauri Rosenthal, Flávia Gomes e Virgínia da Matta palestraram no I Simpósio Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos (SiCTEA 2015).

"Estagiárias da nossa Unidade hoje são professoras no CEFET em Valença. Eventualmente, os alunos de lá poderão ser estagiários aqui também. Esse é o mais importante: estamos ajudando futuros técnicos a conhecerem as boas práticas de fabricação para atuar na agroindústria familiar", lembra Fénelon. Para a estagiária Andressa Ferreira, a grande vantagem foi "pôr em prática as teorias analisadas no curso, a experiência, aproximação na área e apoio às agroindústrias locais, corrigindo as não-conformidades e erros para um ambiente mais propício às BPF".

Colaboração: Glauco Lessa, estagiário de Jornalismo.

Aline Bastos (MTB 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: 21-3622-9600

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

valencacefetbpf