19/06/18 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Versátil e nutritivo, caju é destaque no Festival Vida&Arte

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O Brasil é apontado como o provável centro originário do cajueiro. A espécie é cultivada comercialmente e pode ser dividida em dois tipos: anão-precoce e comum. Ana Paula Dionísio, pesquisadora da Embrapa Agroindústria Tropical, abordará os benefícios trazidos pelo fruto na área nutricional por meio da palestra "Benefícios do consumo de caju em uma alimentação equilibrada", que ocorrerá no dia 22 de junho, às 19h30, na sala Bezerra de Meneses, do Centro de Eventos, a convite da Castanhas Dunorte.

Doutora em Ciência de Alimentos pela Unicamp, Ana Paula Dionísio destacará as propriedades nutricionais do caju, um alimento rico em fibras, aminoácidos, vitaminas e minerais, que contribui positivamente para a saúde humana e funcionamento do organismo. O caju é um alimento versátil e de fácil cultivo no Nordeste e frequentemente encontrado nos supermercados, feiras e quintais do Ceará.

Além de ser consumido in natura, o pedúnculo do caju é utilizado na obtenção de diversos alimentos. No ramo de bebidas destaca-se a cajuína, o suco integral e os blends destinados ao mercado de sucos prontos. Do bagaço, resultante da extração do suco para a produção de bebidas e derivados, é possível produzir o hambúrguer vegetal de caju com proteína de soja. Da castanha, que é o fruto verdadeiro, obtêm-se a amêndoa da castanha-de-caju (ACC) e o líquido da casca da castanha-de-caju (LCC).

Serviço
“Benefícios do consumo de caju em uma alimentação equilibrada”
Quando: Dia 22, às 19h30;
Local: Sala Bezerra de Menezes — Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999)
Quanto: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – válido para toda a programação do dia no evento (o acesso aos espaços estará sujeito a lotação). Ingressos à venda no site – Lojas JEF – RioMar Fortaleza e Iguatemi – recepção do Jornal O POVO (Av. Aguanambi, 282 – Joaquim Távora)

Ricardo Moura ((DRT 1681 jpce))
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: (85) 33917117

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajufestival vidaearte