20/06/18 |   Gestão Estratégica

Profissionais e multiplicadores do Sistema Confea/Crea participam de capacitação técnica

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Crea-GO

Crea-GO -

Como parte da programação definida no Plano Anual de Trabalho (PAT) para 2018 firmadas entre o Crea-GO e a Embrapa Arroz e Feijão com o apoio de diversas instituições privadas e públicas estaduais e federais, será realizado no próximo dia 28 de junho, no auditório da UFG – Campus Jatobá, em Jataí-GO, o Workshop do Feijoeiro e seus Aspectos Fitotécnicos.

O objetivo do Workshop é capacitar profissionais e multiplicadores vinculados ao Sistema Confea/Crea da área das ciências agrárias, integrando conhecimento e soluções tecnológicas mais eficazes sobre o feijoeiro e melhores práticas no manejo da cultura.  

A programação será apresentada pela equipe técnica da Embrapa e destacará os seguintes temas:

“Fenologia do Feijoeiro” - Luciene Camarano apresentará as etapas do desenvolvimento fenológico do feijoeiro.

“Manejo Integrado de Pragas” - Eliane Quintela – dará destaque para o manejo integrado de pragas do feijão, as metodologias de amostragem das principais pragas, a contribuição dos inimigos naturais e como controlar a multiplicação de pragas no campo. 

“Gestão da Irrigação” - Pedro Marques da Silveira – apresentará palestra sobre a importância do manejo da irrigação na cultura do feijão, os cuidados e orientações de como economizar água sem prejuízos para a cultura.

“Fisiologia do Feijoeiro” - Cléber Morais Guimarães – descreverá a fisiologia do feijoeiro, abordando aspectos importantes para uma melhor compreensão do funcionamento da planta frente às práticas de manejo e às condições ambientais favoráveis ou adversas.

 “Manejo de Doenças” - Murillo Lobo Júnior – destacará a identificação das principais doenças do feijoeiro, como realizar seu manejo e controle para que o produtor não tenha perdas de produção: “O feijão tem uma série de doenças que se espalham, de acordo com o clima de cada região, e a maioria delas é transmitida por sementes; existem doenças foliares que atacam a planta, desfolham, afetam as vagens e mancham os grãos. Os prejuízos são muito diferentes, mas para cada uma das doenças existem métodos que permitem a convivência ou a sua erradicação da lavoura”.

“Nutrição e Adubação do Feijoeiro” - Maria da Conceição Santana - apresentará as exigências nutricionais e manejo de adubação, a absorção e mobilidade dos nutrientes dentro da planta; o aumento da eficiência de determinados fertilizantes, entre outros assuntos.

Workshop “Conhecendo a Fenologia do Feijoeiro e seus Aspectos Fitotécnicos” faz parte de ações conjuntas de cooperação técnica entre o Crea-GO e a Embrapa Arroz e Feijão. No mês de maio o evento foi realizado nos municípios goianos de Ceres e Morrinhos e contaram com a presença de 250 e 254 participantes respectivamente; haverá, ainda, outras duas capacitações, uma na próxima semana em Jataí e no dia 17 de outubro, em Cristalina.

A parceria com a Embrapa também realizou no dia 07 de junho passado, na sede do Crea, em Goiânia, o 1º. Workshop de Consultoria Agronômica com o total de 86 participantes.

Para este ano foram estabelecidos 23 eventos técnicos e institucionais a serem realizados no Estado de Goiás, de acordo com as demandas e necessidades de cada região.

Hélio Magalhães (DRT MG 4911)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

feijaocooperação técnica