20/06/18 |   Gestão Estratégica

Câmara Setorial do Feijão articula apoio para o desenvolvimento de pulses no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão realizou no dia 19 de junho a 39ª Reunião Ordinária, em Brasília (DF), na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A pauta do encontro abrangeu o relato de atividades do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses e a atuação coletiva da cadeia produtiva do feijão frente às demandas de mercado. Houve ainda a apresentação da Confederação Global dos Pulses (GPC, sigla em inglês), com sede nos Emirados Árabes Unidos, e ligada a membros da cadeia produtiva em mais de 20 países, inclusive o Brasil, que discorreu sobre como a entidade pode apoiar o desenvolvimento de pulses no Brasil.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão, Roberto Carsalade Queiroga; o Secretário Executivo do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses, Egon Schaden Júnior; o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses, Marcelo Lüders; a secretária executiva da Associação Brasileira da Indústria do Arroz, Andressa Silva; o vice-presidente da Associação Brasileira de Feijão, João Carlos C. Alves; e o chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Elenor Wander.   

Na 39ª Reunião, a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Priscila Zaczuck Bassinello, foi nomeada Embaixatriz do Feijão. Ela atua nas áreas de Ciência de Alimentos, Bioquímica e Qualidade de Grãos, com ênfase em qualidade culinária, nutricional, funcional e sensorial de feijão, arroz e seus subprodutos.

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão é ligada ao MAPA e se constitui em fórum de discussão entre diversos elos da cadeia produtiva, reunindo entidades representativas de produtores, empresários e outros parceiros do setor, além de representantes de órgãos públicos e de técnicos governamentais.

No dia de hoje (20 de junho), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, lançou o Plano Nacional para o Desenvolvimento da Cadeira Produtiva do Feijão e Pulses. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com entidades do setor produtivo e busca incentivar a produção, o mercado e o consumo de feijão e de pulses, categoria que inclui leguminosas como lentilha, ervilha e grão-de-bico.

Rodrigo Peixoto (MTb/GO 1.077)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2107

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

feijão