25/06/18 |   Agricultura de Baixo Carbono

Sustentabilidade na produção de alimentos no Brasil é apresentada na Universidade de Pádova, na Itália

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - Diretor-executivo de Inovação e Tecnologia, Cleber Soares, fala sobre intensificação sustentável em seminário na Universidade de Padova, Itália.

Diretor-executivo de Inovação e Tecnologia, Cleber Soares, fala sobre intensificação sustentável em seminário na Universidade de Padova, Itália.

Iniciativas para a produção sustentável de alimentos no Brasil, sobretudo carne, estão sendo apresentadas hoje e amanhã (25 e 26 de junho) na Universidade de Padova, na Itália, no seminário “Produção de carne de baixo carbono no Brasil – Intensificação Sustentável”. O evento é organizado pela Embrapa, pelo Instituto Fórum do Futuro e pelo Departamento de Agronomia, Alimento, Recursos Naturais, Animais e Meio Ambiente, DAFNAE na sigla italiana, daquela Universidade.

A pesquisadora da Embrapa Fabiana Villa Alves, uma das organizadoras do evento, explica que para o primeiro dia a ideia é levar informações com base científica, mas em linguagem não técnica para um público heterogêneo composto por formadores de opinião, jornalistas, representantes de associações de classe, formuladores de políticas públicas e cientistas. Na terça-feira, dia 26, será um workshop restrito para a comunidade científica, e ocorrerá no campus Agripolis.

O diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, explicou que a Europa é um mercado que influencia as decisões de compra de outros países e por isso precisa estar bem informado sobre como o Brasil tem avançado em termos de sustentabilidade do seu sistema produtivo.

Além de Cleber Soares e Fabiana Alves, a comitiva brasileira que participa do evento é formada pelo ex-ministro da agricultura e atual presidente do Instituto Fórum do Futuro, Alysson Paolinelli; pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela; pela Presidente do Conselho Federal das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi; e pela gerente de clima da WRI Brasil, Viviane Romeiro.

Também se uniram a eles os pesquisadores da Embrapa Roberto Giolo e Pedro Machado, coordenador do Labex; Europa; Fabiano Guimarães Silva e Gustavo Augusto Moreira Guimarães, respectivamente pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação e professor do Instituto Federal Goiano; além dos produtores Antônio Ricardo Sechis, da Beef Passion e Moacir Reis, do Grupo Mutum.

Recepcionados pelo vice-reitor de relações internacionais da universidade italiana, Alessandro Paccagnella e por Martino Cassandro do DAFNAE, o grupo pode compartilhar os esforços de pesquisa na Europa e na América Latina por meio das falas do líder no segmento no mercado italiano, Pier Cristiano Brazzale, pelo pecuarista italiano radicado no Brasil e atuante no sistema integrado de Carne Carbono Neutro, Ricardo Sechis e pelo representante da Food and Agriculture Organization (FAO/ONU), Sérgio Zelaya. Serão dois dias intensos de atividades na universidade italiana. A instituição, fundada em 1222, é considerada a mais importante universidade italiana em termos de produção de conhecimento científico.

A Comitiva brasileira e representantes da Universidade em Padova na Itália

Visitas técnicas – Na quarta-feira, dia 27, parte do grupo fará visitas técnicas à Confederação Nacional de Cooperativas Agrícolas da Itália, na Bolonha e a um dos mais importantes laticínios da Itália, com o objetivo de conhecer tecnologias como biogás e a maior ordenhadeira mecanizada em carrossel da Europa, que acomoda até 80 animais. 

 

Leia mais sobre o assunto:

 - Comitiva brasileira visita universidade italiana

- Desdobramentos da comitiva brasileira na Itália

Com colaboração do Instituto Fórum do Futuro.

Rose Lane César (MTb 2978/DF)
Secretaria de Inovação e Negócios

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

englishinternacionalinovação e tecnologiainovação e negócios