26/06/18 |   Transferência de Tecnologia

Transferência de tecnologia da Embrapa auxilia agroindústria no Rio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kadijah Suleiman

Kadijah Suleiman - Agroindústria de água de coco teve assessoria da Embrapa Agroindústria de Alimentos para implantação da linha de produção

Agroindústria de água de coco teve assessoria da Embrapa Agroindústria de Alimentos para implantação da linha de produção

O trabalho na área de transferência de tecnologia da Embrapa foi destacado na quinta-feira, 21, durante uma reunião sobre a revitalização da cultura do coco verde no Rio de Janeiro, realizada pela Emater-Rio e Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), na Agropecuária Cadal, em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

Segundo os organizadores, a ideia é que produtores de coco possam alavancar suas lavouras para atender empresas locais de água de coco como, por exemplo, a Vero Coco que está sendo lançada no mercado e que recebeu toda a assessoria da Embrapa Agroindústria de Alimentos para a implantação da indústria e linha de produção. “Elaborei o projeto da agroindústria, a descrição da tecnologia de processamento utilizada e todos os documentos para registro da indústria e bebida no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, acrescenta o especialista em tecnologia de alimentos do setor de Transferência de Tecnologia da Embrapa, André Dutra.

“Quando resolvemos montar a Vero, no início de 2017, procuramos a Embrapa e percebemos que a Empresa está muito mais bem preparada do que imaginávamos. A Embrapa fez todo o projeto da nossa indústria, de equipamentos, processos, toda a parte de procedimentos, de manual de boas práticas. Eu não tenho um ponto negativo para falar sobre o trabalho da Embrapa. Para mim foi só surpresa positiva”, diz um dos donos da indústria, Eduardo Arroxellas.

Segundo ele, o Rio de Janeiro tem cerca de 800 produtores de coco que hoje estão com as lavouras abandonadas por não terem para quem vender. Com a revitalização, será possível fomentar o comércio local, promovendo a cadeia produtiva no Estado e propiciar a sustentabilidade econômica e social da região.

Kadijah Suleiman (22.729/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: 3622-9673

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/