20/06/18 |   Manejo Integrado de Pragas

Jornada promove interação entre especialistas em manejo integrado de pragas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcos Botton

Marcos Botton -

Ontem, dia 19, a Embrapa Uva e Vinho, o Programa Ibero Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promoveram a Jornada Manejo Integrado de Pragas em Fruteiras Temperadas, no Auditório da Universidade de Caxias do SUL (UCS), em Vacaria.

Reunindo produtores, técnicos e representantes da Rede Interdisciplinar de Manejo Integrado de Pragas e Doenças de Frutas de Caroço, Maçã, Pera e Citros, o encontro contou com a participação do chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus, que abriu o evento. “Devemos ampliar as colaborações para desenvolver sistemas de produção que levem ao menor uso de agroquímicos, mas isso é um grande desafio. Demandas dos consumidores e intermediários urbanos que pouco conhecem de agronomia, não dispostos a pagar mais caro pelos produtos,  bem como dos produtores rurais que querem altas produtividades, qualidade estética da fruta  e baixos riscos de perdas, restrições de legislação de novos produtos. Enfim,  tudo isso é difícil de equalizar, mas é um enorme desafio para a pesquisa", avaliou ele.

Ao longo do dia, foram realizadas nove palestras com profissionais de diferentes instituições. Destaque para a apresentação de Adriana Escudero, do IRTA (Espanha), que falou a experiência da  produção integrada na União Europeia e o novo desafio que é a produção de frutas com resíduo zero.

A organização do evento foi realizada pelo pesquisador Adalécio Kovaleski, que é coordenador-geral da Rede Interdisciplinar de Manejo Integrado de Pragas e Doenças de Frutas de Caroço, Maçã, Pera e Citros, criada em 2013, com o objetivo proporcionar o intercâmbio de conhecimento, inovação e transferência de tecnologia para os produtores e técnicos. Reúne pesquisadores da América do Sul e Europa (Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Peru, Portugal e Uruguai), que estão divididos em  grupos de trabalho nas áreas de entomologia (estudo de pragas) e de fitopatologia (estudo de doenças) de pré e de pós-colheita.

Clique aqui e conheça o programa do evento.

Viviane Zanella (DRT/RS 14400)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 54-3455-8084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

vacariafruteirasmapaclima temperadocyteducsmipjornada