04/07/18 |   Agricultura familiar  Produção animal

Workshop sobre oportunidades para caprinocultura e ovinocultura leiteiras na Mata Atlântica é antecipado

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Em função do jogo da seleção brasileira na Copa do Mundo, a programação da 15ª edição do Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica será antecipada em 30 minutos, começando às 7h30 da próxima sexta-feira, dia 6 de julho, em Coronel Pacheco (MG). O evento trará debates sobre oportunidades de empreendedorismo para produtores de leite caprino e ovino.

Nos painéis, pesquisadores da Embrapa falam sobre trabalhos para o desenvolvimento rural e produtores rurais apresentam sua experiência, destacando inovações na produção de leite e lã.

Um dos painéis do Workshop tem como foco casos de sucesso apresentados por produtores rurais. “Essa troca de experiências permite uma participação maior do setor produtivo, que pode dar respostas a outros produtores”, avalia a pesquisadora Izabel Carneiro, do Núcleo Sudeste da Embrapa Caprinos e Ovinos. 

A caprinocultura leiteira terá espaço com as experiências do Capril Triqueda e da Leiteria Cabriola, ambos de Minas Gerais. No caso do Capril, os participantes conhecerão a experiência de uma propriedade que tem obtido ganhos não somente com a venda do leite para laticínios, mas também com a venda de animais, silagem e esterco produzidos. Já a Leiteria tem despontado como alternativa ao comprar leite de outros criadores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

O painel também trará experiências da ovinocultura de leite. Em destaque, experiências com a raça Laucane, a mais utilizada no Brasil para produção de leite, cuja lã também pode ser aproveitada. Casos de uso de outras raças de ovinos leiteiros, originárias do Oriente Médio, também estarão em discussão. “A ovinocultura leiteira é uma demanda cujo interesse tem crescido substancialmente a cada ano”, destaca Izabel Carneiro.

Um segundo painel trará discussão sobre resultados de iniciativa de pesquisa aplicados à produção. O pesquisador Olivardo Facó, da Embrapa Caprinos e Ovinos, mostrará resultados de avaliação e melhoramento genéticos obtidos no Programa de Melhoramento Genético para Caprinos Leiteiros (Capragene), que tem atuação na região Sudeste. Artur Chinelato, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, falará sobre a experiência de inclusão da caprinocultura leiteira no programa Balde Cheio, voltado para transferência de tecnologias.
 
Outra abordagem deste painel será sobre a estruturação de ações do projeto Inova Social, voltadas para o desenvolvimento da caprinocultura leiteira na Paraíba e Pernambuco, mostradas pelo pesquisador Antônio Egito, do Núcleo Nordeste da Embrapa Caprinos e Ovinos.

O evento tem sequência no sábado, dia 7 de julho, com visita a propriedades de produção caprina no entorno de Coronel Pacheco. O “Circuito Serras e Cabras da Mata Atlântica” vai das 8h às 12h.

O Workshop é voltado para pesquisadores, produtores, professores, estudantes e técnicos ligados às ciências agrárias. Os interessados poderão se inscrever no local do evento.

O evento é uma realização da Embrapa, em parceria com a Caprileite/Accomig (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de MG), Caprima (Associação dos Criadores de Cabra Leiteira da Zona da Mata de MG), prefeitura de Coronel Pacheco e a AEE-GL (Associação dos Empregados da Embrapa Gado de Leite).

 

Cabrafest

O 15º Workshop integra a programação da 16ª Festa da Cabra Leiteira (Cabrafest), que trará atrações culturais ao município de Coronel Pacheco (MG), como shows, exposições de animais e festival gastronômico. Em destaque, pratos à base de carne e leite caprinos.

 

15º Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica

Data: 6 e 7 de julho

Local: Embrapa / Coronel Pacheco – MG (Rodovia MG 133, Km 42, Zona Rural)

Informações: (32) 3311-7652 ou cnpgl.nuttec@embrapa.br

 

Programação

06/07 (sexta-feira)

7h30: Inscrições

8h: Abertura

8h30: Painel I
Novos enfoques na produção de caprinos e ovinos leiteiros em ambiente tropical
Moderador: Jeferson Fonseca (Embrapa)
- Melhoramento genético e produção de caprinos – Olivardo Facó (Embrapa)
- Programa Balde Cheio – Artur Chinelato (Embrapa)
- Projeto Inova Social – Antônio Egito (Embrapa)

11h: Almoço

12h: Painel II
Potencialidades para a produção de caprinos e ovinos leiteiros em ambiente tropical
Moderadora: Maria Izabel Carneiro (Embrapa)
- Criação de ovelhas da raça Lacaune e viabilidade da produção de lã – Luiz Menezes (Laticínio Solidão/RJ)
- Produção de leite ovino da raça Lacaune – Lucas Figueira (UFLA)
- Relato de experiência na produção de queijos – Joana Souza (Leiteria Cabriola)
- Potencial das raças originárias do Oriente Médio para produção de leite ovino – Geraldo da Silva (Caprileite)
- Relato de experiência na caprinocultura leiteira tropical – Marcus Fonseca (Capril Triqueda)

14h30: Encerramento e entrega de certificados

07/07 (sábado)

8h – 12h: Circuito Serras e Cabras da Mata Atlântica
Visita técnica a propriedades rurais no entorno de Coronel Pacheco.

 

Marcos La Falce (MTB/MG 3526)
Embrapa Gado de Leite

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

caprinosworkshopleitemata atlânticaovinos