05/07/18 |   Recursos naturais

Começa a implementação do Pronasolos no PR: Embrapa Florestas coordena as atividades

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gustavo Curcio

Gustavo Curcio -

A formalização do Projeto PronaSolos Paraná, foi um dos 56 convênios assinados na 02/07, em Curitiba, entre a Itaipu e prefeituras do oeste do Estado para implementação de obras de infraestrutura e de atividades conservacionistas de uso e manejo de água e solo.

O Paraná é o primeiro Estado a implementar o Programa, viabilizado pela parceria entre a Embrapa Florestas com a Itaipu Binacional, as Secretarias de Estado da Agricultura e Abastecimento, da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, do Meio Ambiente, do Planejamento e Coordenação Geral e dos Institutos Agronômico do Paraná (Iapar), Instituto Ambiental (IAP) e Instituto de Terras, Cartografia e Geociência (ITCG) e a Fapeagro.  A condução do Programa na Embrapa Florestas está sob a coordenação dos pesquisadores Gustavo Curcio e Annete Bonnet.

O Pronasolos no Estado prevê levantamentos de solos e vegetação ciliar em seis módulos regionais, com extensão territorial em torno de 10 mil km² cada. A inserção do levantamento de vegetação em ambientes de rios e nascentes vai auxiliar no planejamento rural com um olhar em sistemas de preservação. O primeiro módulo será implantado na bacia hidrográfica do Paraná III, na região Oeste, entre os municípios de Toledo a Foz do Iguaçu.

Segundo Curcio, a pesquisa vai valorizar o manejo sustentável dos recursos naturais, o que permitirá um desenvolvimento agropecuário ordenado. "Os principais resultados esperados além dos mapas e respectivos relatórios, é a formação de uma base de dados integrada no Estado contendo informações essenciais para interpretar as potencialidades e as fragilidades do solo frente aos diferentes usos, em nível de semidetalhe. Devido à escala de publicação, sem dúvida, será também uma ferramenta importante para as prefeituras municipais para o aprimoramento dos Planos Diretores Municipais.

Annete Bonnet explica que a partir de meados de agosto/setembro deste ano, em Toledo/PR, deve ser realizada a capacitação de seis técnicos de campo responsáveis pelo trabalho de coleta e análises de solos, a ser finalizado em um prazo de dois anos (até julho de 2020). Os técnicos ficarão lotados nos laboratórios do Iapar, em Londrina/PR, da Embrapa Florestas, em Colombo/PR e na estrutura da SEMA em Toledo.  Também serão contratados dois profissionais para dar suporte à parte administrativa e de análise de dados.  Os recursos financeiros, de pessoal e de infraestrutura serão viabilizados pelas instituições parceiras no desenvolvimento do Programa.

Na solenidade de formalização do convênio estavam presentes os Chefes-gerais da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ) José Carlos Polidoro, o Diretor-presidente brasileiro da Itaipu, Marcos Stamm, o Diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Luiz Kaminski, o diretor presidente do IAPAR, Florindo Dalberto e o pesquisador da Embrapa Florestas, Gustavo Ribas Curcio, entre outras autoridades.

Sobre o Pronasolos Nacional
O Pronasolos é um programa criado pelo Governo Federal, com o objetivo de realizar levantamentos de solos em escala de semidetalhe (1:100.000), com suas respectivas interpretações e características. Os mapas atuais, em sua grande maioria, não possuem escala viável para o manejo de solo em nível de microbacias, muito menos para propriedade rural. O Decreto 9.414, que inicia as atividades do Programa em todo país em 2020, foi assinado em 18 de junho deste ano.

Cada Estado define os locais de ação do programa com base em suas prioridades e obterá os resultados tendo como base alguns princípios de ação: proporcionar informações que auxiliem na promoção de uso e manejo adequado do solo, com foco na sustentabilidade; estimular investimentos, políticas públicas mais assertivas e transferência de tecnologia; promover pesquisas focando nas lacunas do conhecimento em solos; gerar informações e ampliar a base de dados; padronizar métodos, medidas, indicadores de manejo e proteção do recurso natural (solo).

Paula Geron Saiz
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pronasolospronasolos paranásolos