12/07/18 |   Produção animal

Dia de Campo na TV fala sobre bovino pantaneiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Raquel Juliano

Raquel Juliano -

O Dia de Campo na TV desta semana vai falar sobre um animal que suporta pastejo em áreas alagadas, temperaturas que ultrapassam os 40º C e períodos de cheia que duram meses. Este é o bovino Pantaneiro – ou Tucura, que resistiu a 500 anos de seleção natural no país. Trazidos da Europa por portugueses e espanhóis, esses animais desenvolveram uma grande resistência às desafiadoras condições do Pantanal. O resultado é rusticidade e produtividade em um só animal. Porém, existem apenas 500 bovinos da raça hoje no Brasil, que está em alto risco de extinção.

“A reintrodução do bovino Pantaneiro em sistemas produtivos pecuários (seja qual for o modelo pecuário) e o uso desse material genético pelos produtores é a única garantia para evitar a extinção da raça”, diz Raquel Juliano, pesquisadora da Embrapa Pantanal que coordena o Núcleo de Preservação do Tucura na instituição.Segundo Raquel, uma das formas de viabilizar a volta do Tucura às fazendas é informar o produtor rural sobre as qualidades do animal.

Para a pesquisadora Clorinda Fioravanti, da Universidade Federal de Goiás (UFG), o bovino Pantaneiro é um bom produtor de carne, com diferenciais de maciez e sabor, que também tem aptidão para a produção leiteira. Tudo isso aliado ao apelo de sustentabilidade do Tucura, por ser “nativo” e criado livre no pasto – o que pode atrair o turismo ecológico para as propriedades. Por esses e outros fatores que podem beneficiar a pecuária nacional, “precisamos resgatar a raça e garantir que ela sobreviva”, diz a pesquisadora.

O Dia de Campo na TV é um programa produzido pela Supervisão de Comunicação para Inovação (COI) da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) em colaboração com as Unidades Descentralizadas da Embrapa.

 

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

 

Nicoli Dichoff (MTb 3252/SC)
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3234-5957

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dctv2018