12/07/18 |   Biodiversidade  Manejo de Recursos Hídricos

Conferência discutirá serviços ecossistêmicos na América Latina e Caribe

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A conferência da rede Ecosystem Services Partnership (ESP) para a América Latina e Caribe deste ano será realizada no Brasil, entre os dias 22 e 26 de outubro, na Unicamp, em Campinas (SP). As chamadas para submissão de resumos para os interessados em apresentar trabalhos no encontro estão abertas até o dia 23 de julho – saiba mais. Criada em 2008 para promover avanços na gestão e promoção de serviços ecossistêmicos para conservação dos recursos naturais, restauração de ecossistemas e manejo sustentável, a ESP é uma rede mundial que congrega mais de 3 mil cientistas, formuladores de políticas e profissionais de serviços ecossistêmicos que atuam em mais de 40 grupos de trabalho em redes nacionais de todos os continentes. 

A conferência está sendo organizada sob o tema “Mudanças globais, serviços ecossistêmicos e acordos multilaterais na América Latina e no Caribe”, e promoverá discussões sobre o que os países da região estão fazendo para cumprir acordos internacionais como a Convenção sobre Diversidade Biológica (Metas de Aichi) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Durante o encontro, os palestrantes principais destacarão as questões-chave e fornecerão subsídios para as discussões nas sessões e grupos de trabalho paralelos. Haverá também uma sessão de pôsteres e um tópico de negócios, com o objetivo de discutir estratégias para melhorar o vínculo entre ciência, política e negócios. A programação prevê ainda momentos para troca de experiências entre os participantes, incluindo viagens de campo na região de Campinas. 

“É uma grande oportunidade para fortalecermos a rede brasileira em serviços ambientais e divulgar os trabalhos que realizamos em nosso País. Isso vai gerar reconhecimento do nosso grupo, possibilidades de trabalhos em parceria, troca de conhecimento e experiências”, diz Ana Paula Turetta, pesquisadora da Embrapa Solos (RJ) e uma das coordenadoras da rede brasileira da ESP.

 

Conferências pelo mundo

Também em outubro acontecerão as conferências regionais da ESP da Ásia, na Índia, e da Europa, na Espanha. A conferência norte-americana está marcada para dezembro, em Washington. O encontro do norte da África e do Oriente Médio foi realizado em abril, na Jordânia. 

A décima edição da conferência mundial da ESP está programada para setembro de 2019, em Hannover, na Alemanha. 

 

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4622

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

serviços ecossistêmicos