12/07/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Programa Aliança para Inovação define metas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Patrícia Rocha

Patrícia Rocha - Brunno Souza apresentou em detalhes as metas do arranjo tecnológico

Brunno Souza apresentou em detalhes as metas do arranjo tecnológico

A versão final do arranjo Desenvolvimento Regional e Inovação Tecnológica para a Sustentabilidade do Semiárido Piauiense, do programa Aliança para Inovação Agropecuária no Meio-Norte, já está pronta. O documento, com 51 páginas detalhando oito projetos, foi apresentado nesta quinta-feira 12, pela manhã, na Embrapa Meio-Norte, a pró-reitores das universidades Federal e Estadual, do Instituto Federal de Educação (IFPI) e ao presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes Filho.

]O arranjo está estruturado em três metas envolvendo recursos naturais, manejo de solo e água, ovinocaprinocultura e fruticultura. As ações serão desenvolvidas nos municípios de Campo Maior, Oeiras, Paulistana, São João do Piauí, Valença do Piauí, Picos e Pio IX, onde há a presença efetiva de instituições de ensino e pesquisa como as universidades Federal e Estadual, o IFPI, além de escolas de pedagogia da Alternância e de Famílias Agrícolas.

As metas foram apresentadas pelo chefe adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em exercício, pesquisador Bruno Souza. São elas: instalar e conduzir, em cinco anos, Unidades de Referência Tecnológica; Diagnosticar, entre outras situações, também em cinco anos, a fertilidade do solo; e Capacitar, simultaneamente, técnicos multiplicadores, estudantes e agricultores nas principais tecnologias com foco na inovação em fruticultura, produção animal, manejo do solo, da água e de outros recursos naturais. Esta meta será executada em cinco anos, também.

A reunião desta quinta-feira 12, em Teresina, foi presidida pelo chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite. Além de Guedes Filho e de Francisco Oliveira, chefe adjunto de Transferência de Tecnologias, participaram do encontro os professores Pedro Antônio Soares Junior, pró-reitor de Graduação da UESPI; José Luis de Oliveira Silva, pró-reitor de Pesquisa do IFPI; Maria Rita Chaves, coordenadora de Inovação Tecnológica da UFPI; e o agrônomo Antônio José Pereira Ferreira, da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí.

 

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Nortre

Contatos para a imprensa

Telefone: (86) 3198-0518

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

projetosreuniaosemiaridoalianca-para-inovacaoarrajo