16/07/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Parcerias facilitam acesso de produtores fluminenses ao crédito rural

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

Os escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-RJ), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seapec), passarão a atuar como correspondentes bancários do Banco do Brasil para as operações de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O contrato foi firmado na terça-feira (10/7), em solenidade na Superintendência Estadual do BB no Rio. Em junho, as entidades já haviam renovado o convênio para a concessão de financiamento rural e assistência técnica para produtores, habilitando a Emater-RJ a elaborar projetos para financiamento junto ao banco.

Essas ações marcam o início da estruturação de um plano de desenvolvimento econômico para os produtores rurais do estado do Rio de Janeiro já neste ano agrícola, que termina no dia 30 de junho de 2019, e que envolverá Banco do Brasil, Seapec, Emater-RJ, EmbrapaSebrae e Sistema Faerj/Senar. Um termo de compromisso deve ser assinado nas próximas semanas, e as ações estarão alinhadas ao Plano Agrícola e Pecuário 2018/2019, lançado em junho pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“A participação da Embrapa, envolvendo suas três unidades no Rio de Janeiro, estará relacionada principalmente à elaboração de estudos estratégicos das atividades agropecuárias do estado, como os zoneamentos agrícolas e o trabalho realizado juntos às bacias hidrográficas, que podem facilitar as ações de crédito rural do Banco do Brasil”, explica o pesquisador José Carlos Polidoro, que representou a Embrapa na solenidade da última terça-feira.

Com os escritórios da Emater-RJ funcionando como correspondentes bancários do BB, o produtor poderá realizar quase todo o processo de contratação de crédito do Pronaf no local, cabendo ao Banco do Brasil apenas a análise e a aprovação da transação. Técnicos da Emater serão treinados e certificados como correspondente bancário agropecuário, habilitando-se para operar o sistema do Banco do Brasil.

 

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4622

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/