19/07/18 |   Florestas e silvicultura

Maior congresso de pesquisa florestal do mundo abre chamada para sessões técnicas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Prazo prorrogado para 03/08/2018 (sexta-feira)

Proposições para sessões técnicas podem ser feitas até 1º de agosto 03 de agosto no site do Congresso.

O XXV Congresso Mundial da União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) já está sendo inovador por ser promovido pela primeira vez na América Latina. Com o título “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”, o maior evento de pesquisa florestal do planeta acontece entre 29 de setembro e 5 de outubro do ano que vem em Curitiba (PR), com a expectativa de participação de pelo menos três mil pesquisadores, professores, estudantes e profissionais ligados ao setor florestal de todo o mundo. 

A organização do IUFRO2019 propõe um jeito colaborativo para a organização da programação científica. As sessões técnicas do evento podem ser propostas pelos participantes, incluindo os assuntos e os formatos, como sessões técnicas para apresentação de trabalhos voluntários, painel de discussão com moderação, entre outros. Também podem ser sugeridos palestrantes e moderadores. 

As sugestões para as sessões técnicas devem ser enviadas até  03 de agosto de 2018 por meio do preenchimento do formulário no site www.iufro2019.com. Na página também estão as orientações para o encaminhamento das propostas. Todas as indicações serão analisadas pelo Comitê Científico do Congresso, com base na qualidade científica e relevância para o evento. 

O Congresso vai tratar de cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas, Interação com o Solo e Água”. Entretanto, visando maior amplitude de proposições, as sugestões de sessões técnicas não precisam necessariamente se enquadrar nestes temas. 

Os resultados serão divulgados até 31 de agosto de 2018.

Após esta fase, os participantes do IUFRO2019 poderão submeter trabalhos voluntários para as sessões já aprovadas e divulgadas. O prazo será aberto no dia 15/09/2018 e o período para as submissões encerra em 15/12/2018. Na submissão, os candidatos podem optar por apresentação oral ou pôster. No entanto, o formato aprovado será divulgado pelo Comitê Científico do IUFRO2019 até 28/02/2019. 

O IUFRO2019 será realizado no Expo Unimed Curitiba. A organização local do evento está sob responsabilidade do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Embrapa, com parceria da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Interact Comunicação, e apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação Agricultura (FAO), Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau e Fundação Eliseu Alves. A IUFRO reúne cerca de 15 mil pesquisadores, ligados a 700 organizações de mais de 110 países.

Mais informações: www.iufro2019.com

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638

Juliane Ferreira (MTb 4881/PR)
Interact Comunicação

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

folha da florestaiufro2019ff2018agosto