10/07/15 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Tecnologias da Embrapa participam da Vitrine de Inovação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Três tecnologias desenvolvidas pela Embrapa foram selecionadas para a Vitrine de Inovação,  que integra o programa do Inovalácteos, um dos eventos da Minas Láctea 2015, a mais tradicional feira do setor lácteo brasileiro. Realizado pela Agência de Inovação Polo do Leite, o Inovalácteos é um espaço que visa estimular a inovação no setor lácteo em ambiente favorável para novos negócios. A Minas Láctea 2015 será realizada de 14 a 16 de julho no Expominas, em Juiz de Fora (MG). Também faz parte da Minas Láctea o 30º Congresso Nacional de Laticínios, a 41ª Exposição de Protos Lácteos (Expolac), a 41ª  Exposição de Máquinas para Indústria Laticinista (Expomac) e o 41º Concurso Nacional de Produtos Lácteos.

As tecnologias da Embrapa que integram a Vitrine de Inovação  são: Lodo de esgoto como biofertilizentes, Lácteos funcionais enriquecidos naturalmente com lipídio bioativo e Pharmovet – Plataforma de desenvolvimento de fármacos veterinários. A primeira tecnologia é fruto de um trabalho desenvolvido pela doutoranda Jemima Pinto da Fonseca, orientada pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Leônidas Paixão Passos. Os pesquisadores da Embrapa Gado de Leite Marco Antônio Gama e Humberto Brandão lideram as equipes que desenvolveram as outras duas tecnologias, respectivamente.

Ao todo, participarão da Vitrine 10 tecnologias de instituições públicas e privadas, previamente analisadas e julgadas por uma comissão organizada pela Agência de Inovação Polo do Leite. A Vitrine de Inovação tem apoio do Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt), órgão institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O objetivo é selecionar projetos para fomentar o ambiente de empreendedorismo e inovação na cadeia agroindustrial do leite por meio de capacitação e orientação profissionais aos pesquisadores, de forma a tornar os projetos mais atraentes do ponto de vista empresarial.

O Inovalácteos contará também com um ciclo de palestras sobre programas de fomento e incentivo à inovação na empresa e plataformas de inovação que disponibilizam recursos técnicos estratégicos para promover o desenvolvimento no setor lácteo. Cláudio Versiani de Paiva, da Embrapa Gado de Leite, vai falar sobre Complexo Multiusuário de Bioeficiência e Susentabilidade da Pecuária, estrutura de laboratórios situada no Campo Experimental José Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco (MG). A apresentação faz parte do painel Plataformas de Inovação a Serviço do Setor Lácteo. O pesquisador Duarte Vilela vai proferir palestra sobre inovações tecnológicas e possíveis impactos para a produção de leite na próxima década. Ainda integram o Inovalácteos o Espaço Empresas, para realização de mini cursos, palestras técnicas ou lançamento de produtos e serviços, e o Encontro de Negócios.

Tecnologias da Embrapa

Lodo de esgoto como biofertilizentes é uma metodologia para a utilização do extrato de lodo de esgoto como fonte de nutrientes para o cultivo de forrageiras destinadas à alimentação de gado leiteiro. Os chamados lácteos funcionais são compostos bioativos com inúmeros efeitos benéficos à saúde humana, que são partes integrantes da gordura do leite e podem ser naturalmente aumentados pela manipulação da dieta dos animais e, em menor escala, por seleção genética.
A Pharmovet é uma plataforma de pesquisa, desenvolvimento e inovação, para o codesenvolvimento de medicamentos veterinários, concebida para desenvolver produtos sob demanda da indústria, permitindo a customização e segmentação de etapas do processo de desenvolvimento de produtos para saúde animal.

Marcos La Falce (Mtb 3526-MG)
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: (32) 3311-7495

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

minas-lacteainovalacteospolo-do-leitevitrine-de-inovacoes