10/08/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Seminário fortalece a cajucultura no agreste de Pernambuco

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alian Aragão

Alian Aragão - Produtores receber jardim clonal de mudas de cajueiro-anão precoce

Produtores receber jardim clonal de mudas de cajueiro-anão precoce

O município de Surubim (PE) sediou, entre os dias 7 e 9 de agosto, o II Seminário da Cajucultura do Agreste Setentrional de Pernambuco, que teve como objetivos o fortalecimento da agricultura familiar e a retomada da atividade na região. Técnicos e pesquisadores da Embrapa Agroindústria Tropical realizaram palestras, oficinas e visitas técnicas durante os três dias do evento. Além de Surubim, as cidades vizinhas de Casinhas e Santa Maria do Cambucá também fazem parte da ação que dá continuidade ao seminário realizado em novembro de 2015.

O evento foi aberto na manhã da última terça-feira, dia 7, com uma visita ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Surubim. Em seguida, foi promovida uma mesa redonda de abertura reunindo técnicos, produtores, políticos locais e pesquisadores da Embrapa. Marlos Bezerra, chefe de TT, representou a Unidade na solenidade.

Entre os temas apresentados durante o seminário, destacam-se: “Jardins clonais e principais clones de cajueiro”, “Sistema de produção do cajueiro”, “Podas do cajueiro”, “Identificação e manejo das principais doenças do cajueiro”, “Identificação e manejo das principais pragas do cajueiro” e “Manejo, podas, pragas e doenças”.

A capacitação irá auxiliar os agricultores na manutenção de um jardim clonal experimental de mudas de cajueiro-anão precoce implantado na última quinta-feira, dia 9, no Sítio Tabu, em Surubim. A expectativa é que os novos materiais possam ser utilizados pelos produtores locais como ferramentas para geração de renda e fortalecimento da cajucultura regional.

A Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial também se fez presente ao seminário ministrando oficinas sobre processamento de frutas e fabricação de polpas, compotas e sucos nos três municípios (com informações das asssessorias de comunicação de Surubim e Casinhas).

Ricardo Moura (DRT 1681 JPCE)
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajucultura