28/08/18 |   Florestas e silvicultura

Evento discute agronegócio de base florestal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

No dia 24/08, as tendências do agronegócio mundial a partir da realidade e potencial sul-americano foram detatidas por lideranças e representantes de todos os elos da cadeia produtiva durante 6º Agrooutlook – Foro de Agricultura de America del Sur, organizado pela editoria de Agronegócio da Gazeta do Povo.

O evento, reuniu reuniu mais de 500 pessoas 46 palestrantes e moderadores, representando 12 países, contou com a participação do pesquisador Erich Schaitza, da Embrapa Florestas (Colombo, PR), como palestrante do painel “O agronegócio de base florestal como contraponto aos desafios ambientais do século XXI”, que teve a participação de Juliana Monti, da ABAG, e moderação de Aguimar Mendes Ferreira, da STCP. 

Para situar os participantes, Ferreira abriu o painel passando alguns dados do setor de base florestal, entre eles que a atividade florestal deve crescer três vezes nos próximos anos, com redução de área plantada e aumento de produtividade. Pela Abag, Monti apresentou dados de plantações florestais da Ibá e ressaltou que a Abag tem incentivado a ILPF. “O componente florestal ainda é o elo mais frágil desta integração”, comentou Monti. “Para aumentar a escala, é preciso investir fortemente em transferência de tecnologia, assistência técnica rural e capacitação”, analisou. 

Em sua palestra, Schaitza abordou a questão florestal dentro de cinco panoramas: florestas para as pessoas; florestas e mudanças climáticas; florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas; florestas, interações com solo e água. “A floresta desempenha papel importante na paisagem rural. Com planejamento, é possível ter agricultura e floresta sem competição”, esclareceu. O pesquisador ressaltou que o manejo florestal é cada vez mais importante e é necessário que gere renda com sustentabilidade. 

Para ver a cobertura do Painel, clique aqui

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agrooutlookagronegócio florestalff2018nov