31/08/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Agricultura de Baixo Carbono

Conferência sobre serviços ecossistêmicos na América Latina e Caribe: inscrição com desconto até 10/9

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Termina no dia 10 de setembro o prazo de inscrição com desconto para a Conferência da Rede Ecosystem Services Partnership (ESP) para a América Latina e Caribe, que será realizada na Unicamp, em Campinas (SP), entre os dias 22 e 26 de outubro – saiba mais

Criada em 2008 para promover avanços na gestão e promoção de serviços ecossistêmicos para conservação dos recursos naturais, restauração de ecossistemas e manejo sustentável, a ESP é uma rede mundial que congrega mais de 3 mil cientistas, formuladores de políticas e profissionais de serviços ecossistêmicos que atuam em mais de 40 grupos de trabalho em redes nacionais de todos os continentes. 

A conferência está sendo organizada sob o tema “Mudanças globais, serviços ecossistêmicos e acordos multilaterais na América Latina e no Caribe”, e promoverá discussões sobre o que os países da região estão fazendo para cumprir acordos internacionais como a Convenção sobre Diversidade Biológica (Metas de Aichi) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Oportunidade

De acordo com Ana Paula Turetta, pesquisadora da Embrapa Solos (RJ) e uma das coordenadoras da rede brasileira da ESP, o evento de outubro é uma oportunidade para o fortalecimento da rede nacional em serviços ambientais e para a divulgação dos trabalhos realizados no País. “Esse encontro trará boas possibilidades de trabalhos em parceria, além da troca de conhecimento e experiências.”

Durante o encontro, os palestrantes principais destacarão as questões-chave e fornecerão subsídios para as discussões nas sessões e grupos de trabalho paralelos. Haverá também uma sessão de pôsteres e um tópico de negócios, com o objetivo de discutir estratégias para melhorar o vínculo entre ciência, política e negócios. A programação prevê ainda momentos para troca de experiências entre os participantes, incluindo viagens de campo na região de Campinas. 

Pelo mundo

Também em outubro acontecerão as conferências regionais da ESP da Ásia, na Índia, e da Europa, na Espanha. A conferência norte-americana está marcada para dezembro, em Washington. O encontro do norte da África e do Oriente Médio foi realizado em abril, na Jordânia. 

A décima edição da conferência mundial da ESP está programada para setembro de 2019, em Hannover, na Alemanha. 

 

Fernando Gregio (MTb 42.280/SP)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4622

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/