04/09/18 |   Mudanças climáticas

AlemMar e Embrapa apresentam método de análise ambiental

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Marcia Thaís

Marcia Thaís - Participantes do Workshop realizam visita à torre de fluxo na Fazenda Cavipara (GO)

Participantes do Workshop realizam visita à torre de fluxo na Fazenda Cavipara (GO)

O Workshop Eddy Covariance/Torre de fluxo – Introdução ao método, instrumentos utilizados e prática foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório da Embrapa Arroz e Feijão.

O evento é uma parceria da Embrapa Arroz e Feijão e a empresa AlemMar (SP) que buscam ampliar o conhecimento teórico e prático sobre toda a instrumentação empregada em estudos de ambientes com o método de Eddy Covariance.

A Torre de fluxo é um equipamento de monitoramento de fluxo de carbono, água e energia, sendo de grande importância para compreender o uso dos recursos naturais, a influência da sazonalidade climática e a sustentabilidade dos ecossistemas.

Participam do evento professores em física e química da Universidade Luterana de Manaus (Ulbra), professora de arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professores de meteorologia e climatologia da Universidade Federal de Florianópolis (UFSC) e também da Universidade de Lavras (UFV).

“Este é um grupo heterogêneo, mas muito interessado nesta troca de fluxos; estas pessoas já trabalham com isto, existem torres como esta em floresta e elas estão interessadas em fazer monitoramento do balanço de energia em cidades, como o caso da arquiteta aqui presente, também participam desse workshop os professores de climatologia e meteorologia que trabalham nesta área e querem estar utilizando este tipo de tecnologia”, informou a pesquisadora Marcia Thaís, coordenadora do curso na Unidade.

Na Embrapa Arroz e Feijão os pesquisadores na área de mudanças climáticas estão interessados em monitorar o fluxo de gases de efeito estufa e determinar o balanço de C em sistemas integrados de produção.

 

 

Hélio Magalhães (DRT MG 4911)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

mudancas-climaticas