05/09/18 |

Capacitação discute aplicação de medicamentos em bovinos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Raquel Brunelli

Raquel Brunelli - O curso de 3 dias foi composto por aulas práticas e teóricas

O curso de 3 dias foi composto por aulas práticas e teóricas

Uma turma formada por 10 funcionários da Embrapa Pantanal participaram, desde o dia 3 de setembro, do “Curso de aplicação de medicamentos em bovinos”, ministrado pelo instrutor do SENAR/MS e médico veterinário Rogério Franceschini, no Campo Experimental Fazenda Nhumirim, localizada no Pantanal da Nhecolândia, Corumbá- MS.

Durante os três dias de atividades - teóricas e práticas - os participantes receberam diversas informações sobre as formas corretas de manipulação e aplicação de medicamentos em bovinos: como e onde aplicar, equipamentos utilizados, conceitos, segurança durante os procedimentos, formas de armazenamento, etc.

Rogério explica que a observância de critérios simples, mas essenciais, no momento da aplicação de medicamentos e vacinas nos animais ainda no campo podem evitar problemas de contaminação e possíveis prejuízos quando este boi estiver já no frigorifico. “Existem estudos que mostram que a cada vacina mal feita no animal se perde de 2 a 3 quilos de carne, por carcaça, seja por causa de um abcesso, uma contaminação, entre outros casos. Uma equipe bem treinada reflete em resultado positivo e uma carne de maior qualidade no fianl do processo”, concluiu o Instrutor. 

O curso é uma realização do SENAR/MS e do Sindicato Rural de Corumbá, em parceria com a Embrapa Pantanal, visando a capacitação e o aperfeiçoamento dos trabalhadores do campo da região pantaneira.

 

Raquel Brunelli (DRT/ MS 113)
Embrapa Pantanal

Contatos para a imprensa

Telefone: (67) 3234-5955

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/