17/09/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Ciência em pauta na Embrapa Uva e Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Encontro de Iniciação Científica e de Pós-Graduação ocorre na próxima semana

Nos dias 26 e 27 de setembro acontece na Embrapa Uva e Vinho o 16º Encontro de Iniciação Científica e o 12º Encontro de Pós-Graduandos da Embrapa Uva e Vinho, na sede da Unidade em Bento Gonçalves, RS. No total serão 28 trabalhos apresentados por vinte graduandos e sete pós-graduandos. 

Para a abertura, na quarta-feira, está prevista a palestra de Henrique Marques-Souza, professor e pesquisador do Instituto de Biologia, Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual da UNICAMP - "O poder do silêncio: a tecnologia de RNA de interferência chega à agricultura".  A ferramenta de RNAi passou a ser usada a partir de 2006 para o controle de pragas em culturas agrícolas, permitindo “desligar” genes específicos em qualquer organismo vivo. Nesta abordagem, moléculas capazes de silenciar especificamente genes de pragas são introduzidas nas plantas; ao se alimentarem destas plantas, as pragas têm seus genes silenciados. Esta capacidade de buscar genes essenciais para pragas agrícolas nacionais é o foco de um grupo de pesquisa liderado por Marques-Souza no Departamento de Bioquímica e Biologia Tecidual do IB. Com doutorado em silenciamento gênico para o estudo da função gênica em insetos pela Universidade de Colônia, na Alemanha, e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia, Berkeley, o pesquisador da Unicamp investe hoje boa parte do seu tempo para identificar genes alvos em insetos e testar a capacidade de silenciamento gênico e redução de danos em pragas de interesse econômico ao país.

O convidado do dia 27 é Rogério Margis, Coordenador do PPGBCM - Programa de Pós Graduação de Biologia Celular e Molecular, pesquisador do Centro de Biotecnologia e Professor Associado do Departamento de Biofísica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele abordará em sua palestra os "Desafios na Carreira de um Pesquisador".

A pesquisadora Rosemary Hoff, coordenadora do 16º Encontro de Iniciação Científica e 12º Encontro de Pós-Graduandos da Embrapa Uva e Vinho convida a todos estudantes de graduação e bolsistas de pós-graduação, bem como orientadores e pesquisadores em geral para participarem do evento nos dias 26 e 27, tanto para acompanhar sua área de pesquisa como para conhecer os trabalhos das outras áreas, ajudando a divulgar ciência para os próximos encontros.

Serviço:
O que: 16º Encontro de Iniciação Científica e o 12º Encontro de Pós-Graduandos da Embrapa Uva e Vinho
Onde: Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, nº 515 - Bento Gonçalves - RS)
Quando: dias 26 e 27 de setembro
Programação: clique aqui.

Mais informações sobre a pesquisa de Henrique Marques-Souza clique "O poder do silêncio: a tecnologia de RNA de interferência chega à agricultura".

M. Francisca Canovas (7168 DRT/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 54-3455-8120

Embrapa Uva e Vinho

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

iniciação científicaicufrgsencontropós-graduaçãopesquisaunicamp