17/09/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Unidades de São Carlos discutem gestão e empreendedorismo para a agroinovação

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

“Gestão e empreendedorismo para a agroinovação” é o tema do painel das Unidades da Embrapa em São Carlos no COFEST, Festival internacional de co-empreendedorismo e co-inovação, que começou dia 17 e vai até 23 de setembro, baseado em três eixos temáticos: empreendedorismo, inovação e tecnologia.

No dia 20 de setembro o empresário dos setores de pecuária, biotecnologia e energia renovável Antonio Maciel Neto faz uma palestra na qual vai mostrar que é possível conciliar resultados econômicos, sociais e ambientais para quem deseja ser empreendedor. 

Maciel possui 23 anos de experiência como CEO e liderou empresas como o Grupo Itamaraty, Ford, Suzano Papel e Celulose e CAOA. A palestra, gratuita e sem necessidade de inscrição, começa às 15 horas na Embrapa Instrumentação.

Logo após haverá um bate-papo com oito empresas conectadas à Embrapa Pecuária Sudeste – Oráculo Meteorologia e à Embrapa Instrumentação – Afinko Soluções em Polímeros Ltda., Agrorobótica, BioNano Indústria e Comércios de Derivados de Celulose Ltda., FIT - Fine Instrument Technology, Hyco Compostos Híbridos Eireli, Nanox Tecnologia S.A. e NCS Tecnologia Agrícola e Logística Ltda. (Agritest).

“O trabalho da Oráculo pode incrementar programas que dão ênfase à gestão e à tomada de decisões, como o Bifequali TT, que capacita técnicos para levar tecnologias aos pecuaristas de corte”, detalha o supervisor do Setor de Gestão da Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sudeste, José Alberto Bastos Portugal. 

“O planejamento da propriedade é um dos temas estratégicos do programa. Dessa forma, quanto maior o acesso a informações, mais chances o produtor tem de tomar a melhor decisão. E, previsões de clima e tempo são fundamentais dentro do planejamento agropecuário”, acrescenta Portugal.

Criado pela comunidade ligada ao ecossistema de inovação Sancahub, o festival conecta os eventos programados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda ONU 2030. A ideia do painel é discutir a soma de gestão e empreendedorismo com inovação e ciência como diferencial para alavancar a competitividade no mundo globalizado. 

“Pela conexão que a Embrapa tem com os eixos temáticos, o COFEST é uma excelente oportunidade de envolver as startups”, explica a chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação, Débora Marcondes Bastos Pereira Milori.

“Além de ouvir um empresário com larga experiência em inovação e empreendedorismo, também queremos promover a sinergia de investidores, universitários e gestores com empresas de áreas como nanotecnologia, óptica e fotônica, agricultura de precisão e ressonância magnética nuclear”, finaliza Débora. 

Edilson Fragalle (MTB 21.837/SP)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107-2807

Gisele Rosso (MTB 3091/PR)
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 3411 5734/5625

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

inovaçãoempreendedorismosão carlostecnologiapainelcofest