24/09/18 |   Transferência de Tecnologia

Professores e estudantes conhecem pesquisas da Embrapa em São Carlos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa Pecuária Sudeste

Embrapa Pecuária Sudeste -

Dentro do roteiro do Programa Educacional "Agronegócio na Escola" há alguns anos, a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, SP, demonstrou um pouco da contribuição das pesquisas à agropecuária nacional a professores e alunos de escolas públicas da região.

O foco das visitas deste ano, organizadas pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag RP), foram temas relacionados ao meio rural.

No final de agosto, crianças do 4º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Ibaté conheceram o Sistema de Produção de Leite da Unidade. Na oportunidade, cerca de 60 alunos, divididos em duas turmas, viram de perto vacas de leite, bezerros e o funcionamento de uma sala de ordenha. Eles foram recebidos pela relações públicas Cristiane Fragalle, que tirou dúvidas sobre produção de leite em uma fazenda, os animais, etc.

Em junho, 30 professores também estiveram na Embrapa Pecuária Sudeste. O grupo da rede pública de ensino da região de Ribeirão Preto assistiu a uma palestra sobre água e produção de alimentos. O pesquisador Julio Palhares explicou o conceito de pegada hídrica e instigou os professores a refletirem sobre suas ações e a relação com sustentabilidade. Já o pesquisador Alberto Bernardi apresentou aos visitantes a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), uma alternativa para diversificar a produção e melhorar a vida do produtor rural. Ele demonstrou como a pesquisa pode contribuir para uma agricultura em harmonia com o meio ambiente.

Para a professora de História Andressa Delgado, da cidade de Analândia, SP, foi interessante conhecer as tecnologias que os dois centros de pesquisa estão desenvolvendo para melhorar a vida no campo. Ela frisou a importância de a Embrapa pesquisar alternativas à agricultura tradicional e que estão dando certo, como a integração lavoura-pecuária-floresta.

Agronegócio na Escola
Realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Ensino da região de Ribeirão Preto, escolas estaduais e particulares, o Programa Educacional "Agronegócio na Escola" está na 18ª edição. O objetivo é trabalhar temas relativos ao agro com professores, coordenadores e alunos do ensino fundamental.

Além da Embrapa, outras instituições ligadas à agricultura fazem parte do roteiro. Após as visitas, os professores desenvolvem os assuntos em sala de aula de forma interdisciplinar com os alunos.

No ano passado, participaram 174 escolas, de 62 municípios da região.

Gisele Rosso Embrapa Pecuária Sudeste
Embrapa Pecuária Sudeste

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ccwebespaços educativos