27/09/18 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa licencia produtores de sementes de cupuaçuzeiro

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - A BRS Carimbó tem potencial de produção 50% maior que a média estadual

A BRS Carimbó tem potencial de produção 50% maior que a média estadual

Está aberto edital para o licenciamento de produtores interessados em produzir e comercializar sementes da BRS Carimbó, cultivar de cupuaçuzeiro desenvolvida pela Embrapa. Os produtores habilitados podem ainda comercializar as mudas provenientes das sementes da cultivar.

  • Acesse aqui o edital de oferta pública de sementes básicas da cultivar de cupuaçu BRS Carimbó

Além de apresentar grande resistência à vassoura-de-bruxa, a principal doença do cupuaçuzeiro no estado do Pará, a BRS Carimbó produz boa quantidade de frutos e serve tanto para produção de polpa quanto de sementes. "A escolha de uma boa semente é fundamental na implantação de pomares de cupuaçu. É o primeiro passo, pois das boas sementes originam-se plantas vigorosas, que produzem boa quantidade de frutos com resistência à vassoura-de-bruxa", confirma o pesquisador Rafael Moyses Alves, que trabalha com cupuaçuzeiro há 20 anos e é o responsável pelo desenvolvimento dessa cultivar lançada em 2012 na região Norte.

O edital da Embrapa está ofertando seis lotes com estacas (ponteiras) de genótipos da cultivar BRS Carimbó para implantação de campo de produção de sementes. A aquisição dos lotes envolve a capacitação do produtor pela instituição e o direito de uso da marca "Tecnologia Embrapa" na comercialização de sementes e mudas da cultivar. A seleção permanece aberta até o esgotamento dos lotes

 

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1200 / 99110-5115

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cupuaçuzeirobrs carimbóedital