28/09/18 |   Transferência de Tecnologia

Processamento e comercialização de pescado são discutidos em curso no Rio

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Kadijah Suleiman

Kadijah Suleiman - Curso faz parte do projeto TecPesc, da Embrapa, sobre o fortalecimento da cadeia do pescado

Curso faz parte do projeto TecPesc, da Embrapa, sobre o fortalecimento da cadeia do pescado

Com a finalidade de capacitar técnicos que oferecem assistência técnica a estabelecimentos de manipulação, processamento e comercialização de pescado e derivados, sobre o fortalecimento tecnológico da cadeia do pescado, a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro) e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) realizaram o “Curso de capacitação em técnicas de despesca e obtenção de derivados do pescado”, na sede da Fiperj, em Niterói, entre 26 e 28 de setembro. Participaram 25 técnicos da inspeção, vigilância, extensão e pesquisa.

A ação faz parte do projeto TecPesc, da Embrapa, sobre o fortalecimento da cadeia do pescado - com destaque para  tilápia, rã e camarão - na região Sudeste do Brasil e que conta com a colaboração de 13 organizações de pesquisa, assistência técnica e extensão rural.

Segundo o pesquisador da Embrapa e líder do projeto, André Cribb, com base nos conhecimentos, tecnologias e práticas abordadas no TecPesc, é possível obter, com qualidade e segurança, novos produtos de maior valor agregado, regularizando o fornecimento no mercado, facilitando o manuseio, transporte e a comercialização, assim como reduzindo o tempo gasto no preparo para o consumo.

Com término previsto para outubro de 2018, o projeto tem uma equipe composta por 40 profissionais atuando em diversas áreas do conhecimento. “Apesar da abrangência regional do projeto, a equipe está sempre pronta para disponibilizar os resultados obtidos para os atores do setor aquícola que atuam em outras regiões do país”, explica Cribb.

Entre os temas abordados no treinamento estão: produção de organismos aquáticos no Brasil e no mundo; contaminação e controle na produção de pescado; boas práticas na cadeia produtiva do pescado; boas práticas de fabricação na indústria de abate e beneficiamento de pescado; obtenção de derivados comestíveis de pescado; implantação e operacionalização de estabelecimento industrial de pescado; visita técnica ao Mercado de Peixe São Pedro e fortalecimento tecnológico do elo agroindustrial da cadeia do pescado na Região Sudeste do Brasil por meio da socialização de conhecimentos, tecnologias e práticas. “Pretendemos que os multiplicadores repassem esses conhecimentos para toda a cadeia, do produtor até quem processa e comercializa”, diz a pesquisadora da Fiperj, Silvia Mello.

“Participar do curso é também uma forma de tomar conhecimento de certos problemas e tentar buscar soluções. Vamos repassar as informações aos escritórios locais que trabalham com a atividade pesqueira, para que sejam levadas aos produtores”, afirma o gerente de Pequenos e Médios Animais da Emater, José Henrique Moraes.

O consultor do Sebrae Rio de Janeiro, Fabrinni Monteiro, atua em um projeto em parceria com a Fiperj para o desenvolvimento da aquicultura no Rio. “Para o Sebrae, a parte de beneficiamento e processamento de pescado é um dos elementos fundamentais, tanto pelo atendimento à legalização quanto na obtenção de padrões diferenciados de qualidade. Por isso, viemos participar do curso para obter informações e ver como podemos articular parceria desse projeto com o projeto do Sebrae”.

Dia de Campo na Embrapa

E no dia 18 de outubro, a Embrapa Agroindústria de Alimentos realiza o Dia de Campo “Processamento de Tilápia”, na sede da Empresa, localizada na Avenida das Américas, 29.501, Guaratiba, Rio de Janeiro. Na ocasião, serão apresentadas alternativas para o uso do pescado no processamento de nuggets, salsicha e “apresuntado”. O evento é direcionado a produtores, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos de extensão rural e assistência. As inscrições podem ser realizadas pelo telefone (21) 3622-9650 ou pelo e-mail agroindustria-de-alimentos.eventos@embrapa.br

 

Kadijah Suleiman (MTb 22.729/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos

Contatos para a imprensa

Telefone: 21 3622-9673

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado