21/09/18 |   Geotecnologia  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Equipe realiza mais um trabalho em Machadinho d’Oeste

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa Territorial

Embrapa Territorial - Uma das propriedas rurais do assentamento de Machadinho d' Oeste

Uma das propriedas rurais do assentamento de Machadinho d' Oeste

Uma equipe da Embrapa Territorial realizou, entre 27 de agosto a 14 de setembro, um trabalho de campo em Machadinho d’Oeste, RO. O projeto consistiu no acompanhamento das atividades agropecuárias e da situação socioeconômica de um assentamento agrário no local.

A missão desse projeto especial foi idealizada pelo chefe-geral, Evaristo de Miranda, em 1986, com o principal objetivo de acompanhar a evolução agropecuária desse assentamento por 100 anos. Para isso, a cada quatro anos, uma equipe do centro de pesquisa se desloca até o local para coordenarem a aplicação de um questionário para cerca de 420 propriedades rurais. As perguntas são referentes, principalmente, a indicadores agropecuários, econômicos e ecológicos.

O grupo da Embrapa Territorial também fica responsável pela verificação e análise dessas informações e visitam alguns desses lotes. Segundo o analista Gustavo Spadotti, a partir dessas informações é possível traçar um retrato atual daquela região e cruzar esses dados com os outros anos estudados.

Em sua primeira participação, o pesquisador Angelo Mansur acredita que esse trabalho mostra a dinâmica do produtor rural no assentamento e a preservação das unidades de conservação Machadinho d’Oeste.

Na expedição deste ano, participaram os analistas Carlos Alberto, Gustavo Spadotti, Hilton Silveira, Fernando Paim, Bruno Scarazatti, os pesquisadores João Alfredo Mangabeira, Angelo Mansur e o técnico José Paulo Franzin.

Machadinho d’ Oeste

O município de Machadinho d’Oeste foi originado de um assentamento agrário instituído em 1982 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Localizada a 400 km da capital do estado, Porto Velho, a cidade possui uma área de 8.509 quilômetros quadrados e, segundo dados do Censo 2010, conta com mais 31 mil habitantes.

(Colaboração: Jéssica Oliveira)

Alan Rodrigues (MTb JP/CE 2625)
Embrapa Territorial

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/