10/10/18 |   Transferência de Tecnologia

Conhecimento ao alcance do produtor

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Luiz Magnante

Luiz Magnante - Cerca de 30 produtores participaram dos encontros técnicos

Cerca de 30 produtores participaram dos encontros técnicos

A aproximação da Embrapa com o sistema cooperativo tem despertado maior interesse do produtor no uso dos conhecimentos gerados pela pesquisa. É o que mostrou o Encontro Técnico para Agricultores Cooperativistas, realizado nos dias 8 e 9/10, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. 

Em 2015, a Embrapa Trigo e o Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) iniciaram uma série de capacitações em cereais de inverno com o objetivo de qualificar os departamentos técnicos das cooperativas, atualizando com os conhecimentos gerados pela pesquisa e aproximando os profissionais do setor. Desde então, já passaram pelo treinamento 111 técnicos de cooperativas, contabilizando mais de 700 horas de curso. A parceria envolve diversas unidades da Embrapa, universidades, empresas/instituições de assistência técnica e extensão rural, fundações, associações, produtores rurais e cooperativas. 

Neste ano, a interação com a pesquisa chegou também ao produtor através de encontros técnicos onde um grupo de cooperados visita a Embrapa Trigo para a troca de conhecimentos. A estratégia é estimular a adoção de novas tecnologias com maior segurança na tomada de decisão, apoiando o trabalho da assistência técnica da cooperativa. O primeiro encontro foi realizado em julho deste ano, com o tema “Otimização do uso da terra no sul do Brasil”. O resultado positivo gerou a demanda para o segundo encontro, com o tema “Manejo em sistemas de produção de grãos”, dias 8 e 9 de outubro, com o retorno de, praticamente, todos os participantes da primeira visita e algumas novas adesões ao grupo. 

Um dos participantes foi o produtor Evandro Koenig, de 56 anos, agrônomo que trabalha no cultivo de grãos em Mormaço, Soledade e Victor Graeff, no RS. O convite da Coagrisol para o primeiro encontro na Embrapa foi melhor aceito pelo filho, o também agrônomo Eduardo Koenig, de 25 anos, jovem profissional sempre em busca de novos conhecimentos, unindo a vontade de experimentar com a segurança no expertise do pai. “Participamos do primeiro encontro e voltamos para casa querendo mais. Nesta edição voltamos, cientes da importância de reciclar os conhecimentos e enxergar novas possibilidades de melhoria no sistema produtivo”, avalia Koenig, lembrando que a tendência do produtor é ficar fechado na propriedade, vulnerável à mídia e àqueles que chegam na porteira, com pouca atualização técnica para filtrar a informação disponível.

O produtor Evandro Koenig também percebeu a mudança na abordagem dos técnicos da cooperativa após o início dos treinamentos Embrapa-OCB, com profissionais mais seguros para orientar os cooperados com base em fundamentos científicos para recomendar diferentes formas de conduzir a lavoura. “Voltamos a rever a conservação do solo, com o uso de sulcadores na semeadura para romper a camada compactada, favorecendo as raízes e a infiltração da água, entre outras práticas que eram conhecidas e ficaram esquecidas em meio a preocupações com mercado e custos de produção. Às vezes é preciso parar e repensar os processos que garantem a sustentação da propriedade, melhor ainda poder contar com um técnico preparado para discutir essas mudanças com um olhar de fora de casa”, conclui koenig.

A Embrapa Trigo projeta novos encontros técnicos com agricultores cooperados para 2019. Produtores interessados em participar devem procurar o departamento técnico da sua cooperativa.

Joseani M. Antunes (MTb 9693/RS)
Embrapa Trigo

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 54 3316-5860

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

trigoocb

Eventos Ver mais

Mon Oct 08 00:00:00 BRT 2018 a Tue Oct 09 00:00:00 BRT 2018
Tue Oct 23 00:00:00 BRST 2018 a Thu Oct 25 00:00:00 BRST 2018