11/10/18 |   Agricultura familiar  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Produção animal  Recursos naturais  Transferência de Tecnologia  Gestão ambiental e territorial

92° Expofeira de Pelotas: Turismo rural ganha espaço para discussão na Feira e mostra oportunidades e empreendimentos na região

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - A Rota dos Butiazais promove inúmeras atividades entre oficinas, artesanato, seminários, palestras, visitações, dias de campo. Já realizou duas edições de seminários técnicos internacionais e até o final deste ano acontece o encontro binacional.

A Rota dos Butiazais promove inúmeras atividades entre oficinas, artesanato, seminários, palestras, visitações, dias de campo. Já realizou duas edições de seminários técnicos internacionais e até o final deste ano acontece o encontro binacional.

Um espaço reservado para discutir o desenvolvimento do turismo rural foi pensado nesta edição da Expofeira de Pelotas.  O 9º Seminário Turismo Rural 2018 - Roteiros e Sabores é uma atividade realizada pela Associação Cavaleiros da Costa Doce e Sebrae/RS, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, da Associação Comercial de Pelotas, dos Cursos de Gastronomia e Hotelaria da UFPel e da Embrapa, aonde estão sendo apresentados potenciais projetos turísticos rurais desta região, durante toda esta quinta-feira (11/10). A programação acontece da manhã até às 18h, na sede da Associação Rural de Pelotas, no Parque Idelfonso Simões Lopes.

A primeira apresentação será do Relatório Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo na Região Sul do RS, feita pelo professor da Unisinos, Marcelo Jacques Fonseca. A seguir, o secretário municipal de Cultura, Giorgio Ronna, e Paulina Von Laer abordam o tema da Cultura Doceira como Patrimônio Imaterial Nacional - Tradição Doceira de Pelotas e Antiga Pelotas e a Salva Guarda dos Saberes e Fazeres da Região. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, contribuirá ao falar sobre Eventos Rurais como Fator de Desenvolvimento do Turismo Rural e serão mostrados projetos envolvendo o turismo na região como o  Azeites Costa Doce com Rodrigo Costa; Cooperativa Sul Leite com Raul Amaral; e Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha com Clori Giordani Peruzzo.

À tarde ficará reservada à apresentação de seis projetos turísticos rurais potenciais e a gastronomia turística, que encerrará o evento, através da apresentação de pratos e petiscos de produtos da região, elaborados pelos Cursos de Gastronomia e Hotelaria da UFPel.

Embrapa contribui com Turismo Técnico e Ambiental

Uma forma de fazer pesquisa e associar o turismo técnico e ambiental foi encontrada pela Embrapa Clima Temperado, através do projeto Rota dos Butiazais. A ideia é abordar as possibilidades de conservação, manejo e uso sustentável dos butiás. A Rota dos Butiazais é um espaço de integração que une Brasil, Uruguai e Argentina, que promove a valorização e conservação ambiental e o uso sustentável da biodiversidade associada aos butiazais. É uma conexão de pessoas, locais e ideias num amplo território onde existe uma ligação cultural importante com o butiá. É coordenada pela Embrapa, com apoio do Ministério do Meio Ambiente e conta com a parceria de um grande número de instituições de ensino e pesquisa, ONGs e iniciativas privadas, atuando onde existem remanescentes de butiazais ou onde o butiá representa importante componente do cenário local. A Rota dos Butiazais está envolvendo cerca de 32 municípios gaúchos, catarinenses e, ainda, municípios dos  países vizinhos. Conheça a Rota em https://pt-br.facebook.com/rotadosbutiazais/ .

Projetos turísticos rurais potenciais da região


Sabores da Colônia de Morro Redondo
Sabores da Casa da Pimenta de Turuçu
Via Ecológica Serra dos Tapes/Agência Pedal Curticeira de Pelotas
Rede De Agências Receptivas da Costa Doce de São José do Norte
Sabores do Sítio de São Lourenço do Sul
Espaço Ecoar/Roteiro Morro de Amores de Morro Redondo

 

 

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

conservaçãobutiazaisbiodiversidadediferentes usosrota turística