15/10/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

IV Jornada Científica divulga resultados de pesquisas em várias áreas do conhecimento

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Flávia Brito

Flávia Brito - Estagiário em atividade no laboratório da Embrapa.

Estagiário em atividade no laboratório da Embrapa.

Evento da Embrapa faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)

Resultados de pesquisas científicas desenvolvidas com a participação de bolsistas e estagiários serão apresentados como parte da programação da IV Jornada Científica da Embrapa Amapá, evento a ser realizado no período de 15 a 19 de outubro de 2018, no Auditório Tucuju, da instituição de pesquisa. A IV Jornada faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre simultaneamente em todos os Estados do Brasil coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e secretarias estaduais deste setor, envolvendo diversos parceiros locais. Em Macapá, a abertura da SNCT será na segunda-feira, 15/10, a partir das 18h, no Teatro das Bacabeiras, e traz como tema "Ciência para a Redução das Desigualdades”.

A programação da Embrapa inicia na tarde de segunda-feira, 15/10, quando será realizado o primeiro módulo do minicurso “Produção comercial de quelônios amazônicos", tendo como ministrante a pesquisadora Jamile da Costa Araújo. Os três módulos seguintes serão realizados na manhã e tarde de terça-feira, 16/10, e manhã de quarta-feira, 17/10, ministrados pelos pesquisadores Eliane Oba Yoshioka, Cesar Santos e Jamile da Costa Araújo. Também na manhã de quarta-feira, 17/10, a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Tropical, Maria do Socorro Miranda de Sousa (Universidade Federal do Amapá / Embrapa Amapá) irá conduzir o minicurso intitulado "Identificação de moscas-das-frutas de importância econômica e quarentenária", no Laboratório de Proteção de Plantas.  

As apresentações em forma de pôsteres (21) e oral (8) estão programadas para a quinta-feira, 18/10, e simultaneamente será realizada a palestra "Interações em transferência de tecnologia para o controle de moscas-das-frutas em Uganda, África”, com os pesquisadores Adilson Lopes Lima e Ricardo Adaime. Na sexta-feira, 19/10, último dia da IV Jornada Científica, continuarão as apresentações em forma de pôsteres e oral, e no período da tarde a bibliotecária Adelina Belém fará uma palestra sobre "Plágio e direito autoral".   

Os 21 pôsteres e as 8 apresentações orais são de estudos vinculados às pesquisas das equipes que atuam em recursos florestais, proteção de plantas, aquicultura, sistemas produtivos e alimentos. Entre os temas estão Integração dos serviços ecossistêmicos ao desenvolvimento socioambiental na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha-Macapá-Amapá; Diagnóstico socioeconômico, ambiental e das políticas públicas do assentamento agroextrativista Ilha do Meio, Afuá-Pará; Banco de dados georreferenciados da castanha-da-amazônia na Reserva Extrativista Cajari em software livre; e vários outros.

A trajetória da maioria dos pesquisadores iniciou por meio de estágios em projetos de Iniciação Científica na época da graduação. Na Embrapa Amapá, as oportunidades são oferecidas aos estudantes em várias áreas do conhecimento, desde o cultivo de peixes e camarões, tracajás, até os estudos dos solos, doenças de plantas e desenvolvimento de frutíferas. A Comissão julgadora dos trabalhos apresentados na IV Jornada Científica da Embrapa Amapá é formada por doutores atuantes em diversas áreas de pesquisa da Embrapa, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Universidade do Estado do Amapá (Ueap). 

Outras informações da IV Jornada, como programação completa, títulos das apresentações orais e pôsteres, comissão científica e comissão organizadora, estão disponíveis no hotsite do evento: http://app.cpafap.embrapa.br/jornada

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Telefone: (96) 32030-0278

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

snctjornada científica