19/10/18 |   Agricultura familiar

Pesquisa de alternativas agropecuárias para a região Norte Fluminense

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa Solos

Embrapa Solos - Equipes da Embrapa e UFRRJ

Equipes da Embrapa e UFRRJ

Reunião no dia 16 de outubro, em Campos dos Goytacazes (RJ), marcou o início do trabalho em parceria com duração de um ano entre a Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Campus Leonel Miranda, com objetivo de implantar novas culturas agrícolas e sistemas de produção (integração Lavoura-Pecuária-Floresta-iLPF), além de estudar os efeitos no solo da aplicação de fontes alternativas de fertilizantes organominerais. “Pretendemos criar alternativas aos agropecuaristas da região, visando o aumento de produção de algumas atividades agrícolas e da produção de leite”, afirma o pesquisador da Embrapa Solos Silvio Tavares, coordenador do projeto.

Serão implantadas três unidades demonstrativas para fins de testes de adaptações de algumas culturas a novos manejos. As unidades demonstrativas (UDs) serão com café conilon (meio hectare), tomate (0,1 hectare) e integração soja, braquiária e milho (um hectare). Nas UDs acontecerão cursos, dias de campo e capacitações.

Essa iniciativa marca o início da parceria da Embrapa Solos com o campus da UFRRJ na região campista, que vai prospectar outras oportunidade de projetos em conjunto para atender as demandas do setor rural da região.

Estiveram presentes na reunião do dia 16, além dos pesquisadores envolvidos no trabalho, o diretor do campus Campos dos Goytacazes, Jair Felipe Ramalho e o chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Solos Viniciius Benites.

A execução do projeto foi possível graças a um termo de execução descentralizado aprovado junto à Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fertilizantecampos dos goytacazes