25/10/18 |   Comunicação

Monte Alegre do Sul recebe ação do Embrapa Escola

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Helena Molinari

Helena Molinari - Alunos da escola Professora Esther Silva Valente durante palestra do Embrapa Escola

Alunos da escola Professora Esther Silva Valente durante palestra do Embrapa Escola

A Embrapa Territorial promoveu uma atividade na escola municipal professora Esther Silva Valente, em Monte Alegre do Sul, SP, no dia 18 de outubro. Destinada a alunos do sétimo ano da escola, com idade de 13 e 14 anos, a iniciativa está inserida no âmbito do Embrapa & Escola e das ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A atividade consistiu em uma palestra do pesquisador José Roberto Miranda (GMTE) para três classes da escola, com o tema “Biodiversidade: o renascimento do ciclo da vida”. O assunto está na grade curricular do sétimo ano do Ensino Fundamental e faz parte dos tópicos do 15º Objetivo do Desenvolvimento Sultentável (ODS) estabelecido pelo Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030.

José Roberto explicou como a chegada da primavera impacta a biodiversidade, pois é o tempo em ocorre a polinização. Justamente por isso, é também o período de plantio de culturas agrícolas. Para facilitar o aprendizado, o pesquisador contextualizou alguns desses processos para a região dos alunos. Ele utilizou como exemplos espécies de vertebrados de Monte Alegre do Sul e falou sobre a bioecologia deles. Para José Roberto, a experiência de compartilhar conhecimentos com os estudantes é gratificante. “O desafio está em modular a linguagem para explicar esses assuntos para as crianças”, conta.

Na atividade na escola de Monte Alegre dos Sul, participaram a pesquisadora Cristina Criscuolo (TT), a analista Helena Molinari (NCO) e o técnico José Paulo Franzin (TT).

Embrapa & Escola

O programa é uma ação que integra a Embrapa e as instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico. São atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional.

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

desenvolvimento sustentávelsustentabilidadeembrapa escola