29/10/18 |   Agricultura de Baixo Carbono

Conceito Carne Carbono Neutro presente em eventos internacionais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: GTPS

GTPS - Pesquisadores no painel

Pesquisadores no painel "Arrotos, gás e pastagem: um olhar sobre as inovações que impactam as reduções de emissões, o cultivo de carbono e a melhoria da gestão de recursos naturais em todo o mundo"

No início de outubro, os trabalhos de pesquisa da Embrapa com Carne Carbono Neutro (CCN) tiveram destaque na edição 2018 da Global Conference on Sustainable Beef, realizada em Kilkenny, na Irlanda. O objetivo do evento foi discutir as ações mundiais de sustentabilidade na cadeia produtiva de carne. Este ano, a Conferência reuniu ao redor de 200 pessoas, entre produtores, cientistas e técnicos do setor. 

A pesquisadora Fabiana Villa Alves participou, por dois momentos, do painel "Arrotos, gás e pastagem: um olhar sobre as inovações que impactam as reduções de emissões, o cultivo de carbono e a melhoria da gestão de recursos naturais em todo o mundo", apresentando as práticas sustentáveis brasileiras voltadas à pecuária de baixo carbono. Sua participação teve apoio do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), Sindicato Rural de Campo Grande e Associação Nacional da Pecuária Intensiva (Assocon). 

Durante as sessões, a zootecnista teve a companhia dos pesquisadores Ian McConnel (World Wildlife Fund), Pip Band (Meat and Livestock Australia), Tim McAllister (Agriculture and Agri-Food Canada), Simon Miller (Cool Farm Alliance), Claus Deblitz (Thünen Institute of Farm Economics - Alemanha) e Sara Place (National Cattlemen's Beef Association - EUA). 

Para o mediador McConnel, é importante notar como o Brasil está a transformar a Ciência em produto e, buscando novas formas de relacionamento com o setor produtivo. O acordo de cooperação técnica com a Marfrig Global Foods, empresa de alimentos à base de proteína animal, para colocar a carne carbono neutro no mercado, é um exemplo disso. 

Durante a conferência, a pesquisadora foi convidada a participar da reunião do grupo de trabalho de combate ao desmatamento na pecuária, ainda em formatação. 

Ásia e leite
Da Irlanda, Alves foi para a cidade de Daejeon, na Coreia do Sul, participar da Cúpula Mundial dos Lácteos (WDS2018), organizada pela Federação Internacional de Laticínios (FIL/IDF). A WDS2018 discutiu os problemas emergentes e tradicionais do setor lácteo, sob perspectivas técnicas e científicas. 

Convidada pelo recém-empossado presidente do Comitê de Coordenação de Ciência e Programas (SPCC) da IDF, Piercristiano Brazzale, a especialista da Embrapa participou da conferência sobre Meio Ambiente, na sessão sobre iniciativas para redução da poluição ambiental - tendências recentes e soluções. O Brasil dividiu a mesa-redonda com propostas da França e Chile e trouxe à discussão o case sobre valoração de produtos e serviços em sistemas sustentáveis de produção, como em integração.

Para Alves, a recepção positiva ao projeto CCN nos dois eventos internacionais, inclusive um leiteiro, deve-se ao seu conceito simples e objetivo e também à tendência mundial do consumidor em adotar práticas sustentáveis e que proporcionem bem-estar animal. Consumidor esse situados em mercados de países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Segundo a pesquisadora, o que se observou foi que a população não está preparada para uma mensagem complexa a respeito de sustentabilidade, assim como, a narrativa para o consumo de carne e leite precisa ser positiva. “É um movimento crescente. Os mercados estão se reinventando. Ainda não sabemos para qual direção, mas não há mais retorno. A sustentabilidade é a seta”, resume. 

 

Dalízia Montenário de Aguiar (MTb 28/03/14/MS)
Embrapa Gado de Corte

Contatos para a imprensa

Telefone: +55 67 3368-2144

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

gtpspecuáriasustentabilidadecarne carbono neutroccneventomitigaçãointernacionalleiteirlandacoreia do sul

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Prática agropecuária: Prática agropecuária