31/10/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

BiogásFort é a primeira Unidade de Produção de Biometano de Santa Catarina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Claudete Hara Klein

Claudete Hara Klein - Unidade de Produção de Biometano

Unidade de Produção de Biometano

Nesta terça-feira, dia 30, a Embrapa Suínos e Aves lançou o BiogásFort, um processo tecnológico de obtenção e purificação do biogás para uso do biometano. A inauguração fez parte das comemorações dos 43 anos da Embrapa Suínos e Aves. Os convidados foram recebidos no hall do prédio administrativo e seguiram de ônibus até o local onde foi instalada a Unidade de Produção de Biometano.

Com a nova Unidade de Produção será possível aproveitar o biogás gerado a partir dos dejetos suínos das granjas como combustível veicular. O BiogásFort fornecerá combustível para o veículo que atende as demandas externas da Embrapa Suínos e Aves na cidade. A tecnologia é semelhante à usada em veículos movidos a GNV. 

A Unidade de Produção de Biometano da Embrapa Suínos e Aves é a primeira em Santa Catarina e uma das primeiras no Brasil nesta escala. A produção é feita a partir dos dejetos suínos gerados nas granjas da Unidade e passam pela Estação de Tratamento de Dejetos Suínos - ETDS. O diferencial também está no biofiltro, que faz o processo de purificação. O processo de biofiltragem, que remove enxofre do biogás, foi resultado de pesquisas anteriores com o apoio da Eletrosul.

O processo segue regulamentações como as Resoluções ANP Nº8, de 30.01.2015 (DOU 2.2.2015) e ANP Nº 685, de 29.6.2017 (DOU 30.6.2017), e atende diversos compromissos com a produção de energia a partir de fontes renováveis. Um desses compromissos está vinculado ao Objetivo de Desenvolvimento Estratégico - ODS 7 - Energia Limpa e Acessível.

O projeto executivo da Unidade de Produção de Biometano da Embrapa Suínos e Aves tem a parceria da Janus & Perguer e Kemia.

 

Monalisa Leal Pereira (MTb/SC 01139)
Embrapa Suínos e Aves

Contatos para a imprensa

Telefone: 49.3441.0400

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

43 anosbiogasfortunidade de produção de biometano