08/11/18 |   Transferência de Tecnologia

Curso capacita profissionais em inseminação artificial transcervical de caprinos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Adilson Nóbrega

Adilson Nóbrega - Participantes tiveram atividade prática para inseminação de cabras

Participantes tiveram atividade prática para inseminação de cabras

Uma turma de oito profissionais, entre veterinários, zootecnistas e técnicos, participou do curso de Inseminação Artificial Transcervical para Caprinos Leiteiros, promovido pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), entre os dias 6 e 8 de novembro. A capacitação teve abordagem teórica sobre as bases da inseminação artificial para pequenos ruminantes e atividades práticas em que todos os participantes tiveram oportunidade de inseminar fêmeas caprinas no campo experimental da Fazenda Três Lagoas.

A técnica de Inseminação Artificial Transcervical é uma tecnologia recomendada pela Embrapa, por apresentar vantagens como reduzir o estresse de animais durante a inseminação, facilitar o manejo e otimizar tempo e mão de obra de manejadores envolvidos. Enquanto na técnica convencional, as fêmeas ficam posicionadas de ponta-cabeça, na Inseminação Transcervical o manejo possibilita que os animais se apoiem sobre as patas, reduzindo, ainda, riscos de lesões no aparelho reprodutivo das cabras.

Entre os participantes, estavam João Alves e Valderi Nobre, técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Ceará, que vieram buscar conhecimentos sobre a inseminação em caprinos para compartilhar com produtores rurais no estado. Os dois veterinários, que tinham experiências com inseminação artificial de bovinos, praticaram a tecnologia com caprinos pela primeira vez.
 
“Foi um curso bastante proveitoso, com conhecimentos que vamos colocar em campo para capacitar produtores, adequando à realidade nosso estado”, afirmou Valderi. “Temos que multiplicar esse conhecimento, divulgar a técnica junto aos produtores, nas reuniões de associações. Despertar o incentivo para que eles desenvolvam essa técnica nas propriedades”, destacou João Alves.

A capacitação também despertou o interesse de profissionais que estão em programas de pós-graduação. A veterinária Monalisa Lima, estudante do mestrado em Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece), elogiou a metodologia do curso. “Foi um diferencial a carga horária das atividades práticas, a quantidade de animais para cada participante trabalhar”, ressaltou ela.
 
Já o veterinário Gabriel Vergani, aluno do mestrado em Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destacou a oportunidade de praticar a inseminação artificial com caprinos, técnica que tinha apenas observado em outros projetos. “Vi uma aplicabilidade muito boa em caprinos para produção de leite. Foi uma oportunidade muito boa de aprender na prática”, disse ele.

Para o médico veterinário Alexandre Monteiro, analista da Embrapa Caprinos e Ovinos que ministrou o curso, a capacitação foi positiva por atender a uma demanda reprimida (há mais de oito anos a Unidade não promovia curso com esta temática em Sobral) e pelo resultado mostrado em campo: mesmo sem experiência na técnica, todos os participantes conseguiram inseminar animais. Segundo ele, os participantes poderão colaborar, como multiplicadores, para um desafio: popularizar a inseminação artificial junto aos produtores rurais.

“A técnica tem inúmeras vantagens. Uma delas é que o produtor pode organizar produção com genética qualificada de uma forma mais barata que adquirindo animais reprodutores. Com sêmen congelado, é possível trazer genética de qualquer lugar do mundo para uma fazenda”, destacou Alexandre. De acordo com ele, em 2019, outros cursos na área de Reprodução Animal devem ser ofertados pela Embrapa Caprinos e Ovinos, para os públicos interessados no assunto.

Adilson Nóbrega (MTB-CE 01269 JP)
Embrapa Caprinos e Ovinos

Contatos para a imprensa

Telefone: (88) 3112.7413

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

caprinosinseminação artificial