08/11/18 |

Pesquisadores ligados ao CGIAR visitam BAG Caju

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Curadores de bancos de germoplasma de centros ligados ao Consultative Group on International Agricultural Research (Conselho de Pesquisa Agrícola Internacional) – CGIAR visitaram o Campo Experimental de Pacajus (CEP) da Embrapa Agroindústria Tropical na última segunda-feira (5). O grupo conheceu o Banco de Germoplasma de Cajueiro da Embrapa (BAG Caju). O CGIAR é um conselho internacional que reúne centros de pesquisa agrícola relacionados à redução da pobreza e à melhoria da segurança alimentar nos países em desenvolvimento.

Os bancos de germoplasma ligados ao CGIAR atuam distribuindo amostras de material genético para usuários externos e cientistas ligados ao conselho. A reunião anual de curadores desses bancos ocorreu em Fortaleza (CE), pouco antes do V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (CBRG), que este ano foi realizado em parceria com a Embrapa. Muitos membros foram palestrantes do evento, promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG). 

Saiba mais sobre o CBRG

BAG Caju
Segundo a curadora do BAG Caju e presidente do V CBRG, a pesquisadora Ana Cecília Ribeiro de Castro, o banco possui mais de 700 acessos, sendo cerca de 90% da espécie mais cultivada do gênero, Anacardium occidentale. A conservação das plantas é feita prioritariamente no campo, com manutenção de duplicata em vaso, forma que tem se mostrado bastante eficiente. Segundo Ana Cecília, estão sendo iniciados novos estudos para conservação de caju in vitro (tubos de ensaio), ainda não estabelecida para cultura.

O BAG Caju foi um dos pilotos do projeto desenvolvido na Embrapa para implementação da gestão da qualidade em bancos de germoplasma, o Qualiveg. A ação, que começou em 2016 com seis bancos, tem como objetivo adequar às normas de qualidade internacionais os cerca de 150 bancos genéticos de plantas de importância para agricultura e alimentação geridos pela Embrapa em todo o País.

O CBRG
O V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos ocorre de 6 a 9 de novembro, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro, em Fortaleza. A quinta edição do evento discute “Valor, uso e inovação: o futuro dos Recursos Genéticos”. Participam pesquisadores, professores e estudantes do Brasil e de outros oito países, com exposição de trabalhos, intercâmbio de informações, divulgação de inovações tecnológicas em recursos genéticos e promoção de parcerias.

Concomitantemente, acontece a II Feira Nacional dos Guardiões da Agrobiodiversidade, evento aberto ao público. Seu principal objetivo é a valorização dos trabalhos de conservação realizados por diversos agricultores espalhados pelo Brasil. Participam produtores, indígenas, quilombolas e representantes de comunidades tradicionais.

Verônica Freire ((MTB 01225JP))
Embrapa Agroindústria Tropical

Contatos para a imprensa

Telefone: (85) 33917116

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cgiar