10/11/18 |   Transferência de Tecnologia

I Seminário sobre Produção Hidropônica no Brasil Central discute evolução do uso da tecnologia no País

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A tecnologia tem sido o foco de cursos anuais oferecidos pela Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), que decidiu este ano inovar e ampliar a abordagem relacionada ao tema: o I Seminário de Produção Hidropônica no Brasil Central, que será realizado no período de 27 a 29 de novembro próximo, vai discutir e mostrar a evolução da tecnologia no Brasil e no mundo e as perspectivas para a região Centro-Oeste.

Com 150 vagas, e as inscrições podem ser feitas pelo site do evento (https://www.embrapa.br/hortalicas/seminario-hidroponia), o seminário tem como público-alvo estudantes, pesquisadores, produtores, técnicos agrícolas e extensionistas rurais, além de outros profissionais que atuam na área. A analista e coordenadora do evento Lenita Haber informa que o crescente interesse sobre a tecnologia influenciou na decisão de promover o seminário, “para oportunizar a um maior número de pessoas o conhecimento sobre a temática”.

De acordo com a analista, embora o uso da hidroponia para cultivo de hortaliças venha crescendo no Brasil Central, ainda há algumas questões que necessitam ser melhor e mais tecnicamente exploradas, a exemplo das espécies de hortaliças que podem ser produzidas sob esse sistema e quais as vantagens e os pré-requisitos que devem ser observados pelo produtor. Lenita destaca que a pauta conta ainda com a discussão acerca do cultivo de hortaliças no sistema semi-hidropônico, “daí a importância da presença de especialistas com visão macro nessa temática e que vão expor as experiências adotadas no País que vêm dando certo”.

Ela acrescenta que outro dos objetivos do evento é o de buscar novas parcerias e reforçar as existentes, para dar uma “alavancada no processo de inovação do uso da hidroponia, uma tecnologia casada com o Sistema de Cultivo Protegido”. E ante essa condição, a Embrapa Hortaliças vai promover, em 2020, o II Seminário de Produção Hidropônica em conjunto com o II Workshop de Cultivo Protegido. “Como a produção hidropônica é feita sob cultivo protegido, a ideia é discutir os melhores manejos de produção dessas duas tecnologias quando são utilizadas em conjunto”.

Hidroponia & Semi-hidroponia

Hidroponia – sistema de cultivo, dentro de estufas, sem uso de solo. Os nutrientes que a planta precisa para se desenvolver e produzir são fornecidos somente por solução nutritiva constituída por nitrogênio, potássio, fósforo, magnésio, entre outros, em forma de sais e dissolvidos na água.

Semi-hidroponia – sistema de cultivo que consiste em pequenas porções ensacadas de substrato inerte, umedecidos através de um sistema de irrigação interno. O substrato serve como parâmetro para identificar quais nutrientes aquela planta necessita e quais não estão sendo absorvidos.


Serviço

I Seminário de Produção Hidropônica no Brasil Central

Data: 27 a 29 de novembro

Inscrições e programação no endereço: https://www.embrapa.br/hortalicas/seminario-hidroponia

Público-alvo: Estudantes, pesquisadores, produtores, técnicos agrícolas, extensionistas e profissionais correlatos à área

Informações: (61) 3385.9114 / hortalicas.eventos@embrapa.br

Anelise Macedo (MTb 2.749/DF)
Embrapa Hortaliças

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3385-9110

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventohidroponiacursos e eventos