13/11/18 |   Agroenergia

Câmara Setorial do Biodiesel reunida no Rio Grande do Sul

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Acontece hoje (13/11), em Passo Fundo/RS, a 34ª. reunião ordinária da Câmara Setorial de Oleaginosas e Biodiesel (CSOB) promovida pelo Conselho do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. O pesquisador da Embrapa Agroenergia, Bruno Laviola, apresenta na reunião a primeira versão da proposta do Plano de Política Pública com foco em Inovação na Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel.

Segundo o pesquisador, a expectativa é, até o início do próximo ano, entregar ao MAPA uma proposta de inovação alinhada as demandas do setor produtivo, contendo ações nas vertentes de pesquisa & desenvolvimento, transferência de tecnologia e de políticas públicas. O setor precisa ter muito bem estabelecidos os “nortes” que se deseja e o que deve ser feito para se chegar onde se deseja.

Na pauta da reunião também está prevista a palestra "Evolução, transferência de tecnologia e demandas para a expansão e desenvolvimento da produção brasileira de canola", que será proferida pelo pesquisador da Embrapa Trigo, Paulo Ernani Peres Ferreira, e Vantuir Scarantti, Presidente da Abrascanola.

Ao final do evento, o grupo de conselheiros e convidados visitam a Usina Integrada de Biodiesel (BSBIOS). Com duas plantas industriais: produção de biodiesel e de processamento de grãos, a Usina tem capacidade de produzir 288 milhões de litros de biodiesel por ano. Cerca de 1 milhão de toneladas de soja são processadas, gerando uma produção de 216 mil toneladas de óleo vegetal degomado e 777 mil de farelo de soja.

 

Daniela Collares (MTb 114/01 - RR)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61)3448-1581

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/