30/11/18 |   Agroecologia e produção orgânica  Transferência de Tecnologia

Produção orgânica de fruteiras tropicais é tema de curso em Lençóis

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alessandra Vale

Alessandra Vale - Plantação de abacaxi na área da Bioenergia Orgânicos

Plantação de abacaxi na área da Bioenergia Orgânicos

A formação de multiplicadores (engenheiros agrônomos e florestais e técnicos agrícolas) que queiram praticar a agricultura orgânica e levar a outros técnicos e produtores informações sobre o cultivo de frutas no sistema orgânico é o objetivo de um treinamento que a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, e a Bioenergia Orgânicos vão realizar de 3 a 7 de dezembro, em Lençóis (BA).
Em sua quarta edição, o Curso sobre Produção de Fruteiras Tropicais em Sistema Orgânico vai abordar práticas da agricultura orgânica. A programação inclui aulas sobre seleção de variedades, produção de mudas sadias de acordo com a Instrução Normativa 46/2011 — que regulariza a produção orgânica no país —, manejo integrado de doenças, pragas e insetos-praga, irrigação, manejo fitotécnico e ponto de colheita, entre outros assuntos.
Para ser considerado orgânico, o produtor deve usar técnicas ambientalmente sustentáveis e não pode utilizar agrotóxicos nem adubos químicos solúveis.
Todo o conteúdo técnico será repassado por pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura — que participa da Comissão de Produção Orgânica da Bahia, fórum composto por membros de entidades governamentais e não governamentais —, Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ) e Embrapa Semiárido (Petrolina, PE) especialistas nas culturas do abacaxi, acerola, citros, goiaba, manga e maracujá, além de Osvaldo Araújo, sócio-gerente da Bionergia Orgânicos.
Durante o evento, será realizado também o lançamento/recomendação dos sistemas orgânicos de produção de abacaxi, maracujá e banana já publicados pela Embrapa e disponíveis na internet. 
No último dia, haverá aulas práticas sobre produção de composto orgânico (bokashi), produção de sementes e mudas e práticas culturais das fruteiras abordadas.

Serviço:
Evento: Curso sobre Produção de Fruteiras Tropicais em Sistema Orgânico
Período: 3 a 7/12/2018
Público-alvo: Técnicos interessados na produção orgânica de fruteiras tropicais. 
Local: Associação Ecoviva - Rua Maria Adilson, 100 – Lençóis (BA). 
Carga horária: 26h45min.
Inscrições: e-mail inscricoes@bioenergiaorganicos.com.br ou telefone (75) 3334-1092
Programação: aqui.

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cursotreinamentofruticulturaorgânicoscursos e eventos