08/12/18 |   Agricultura familiar  Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Projeto Quintais Orgânicos celebra 15 anos de existência

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Projeto espera alcancar a marca de mais 100 quintais implantados neste ano. A grande vantagem do projeto, além de parceiros comprometidos, são os beneficiários: pessoas pertencentes a grupos de vulnerabilidade social.

Projeto espera alcancar a marca de mais 100 quintais implantados neste ano. A grande vantagem do projeto, além de parceiros comprometidos, são os beneficiários: pessoas pertencentes a grupos de vulnerabilidade social.

Desenvolvido pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), com o apoio de parceiros, o projeto Quintais Orgânicos chega aos 15 anos de existência em 2018. A data foi comemorada junto ao 13º Dia de Campo da Agroecologia, realizado no dia 6 de dezembro, com a apresentação da estação referente ao trabalho dos Quintais entre as demais estações tecnológicas organizadas para o evento, nas dependências da Estação Experimental de Cascata (EEC). A celebração do alcance dos 15 anos do projeto reconheceu fortemente a trajetória de sucesso da proposta inovadora à transferência de tecnologias da Unidade de pesquisas. Além disso, as atividades do projeto vêm contribuindo para a responsabilidade social da Empresa e para o desenvolvimento de uma agricultura ecológica em benefício da população.

“Os quinze anos do projeto é um sonho realizado. É um momento de muita gratidão porque cumpre com a responsabilidade social ao atingir públicos normalmente esquecidos pelas políticas públicas”, resume Fernando Costa Gomes, coordenador do projeto.

Segundo ele, a tecnologia não deve ser excludente  e sim ser inclusiva e o Projeto Quintais tem como objetivo promover a segurança alimentar e melhoria na qualidade de vida de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social, econômica e alimentar. "Há comunidades que muitas vezes não recebem a tecnologia, então estamos levando a tecnologia para esses locais. Nós podemos, sim, chegar lá com as tecnologias da Embrapa, levando todo o pacote tecnológico que o projeto inclui”, diz  Gomes.

Apoio de Parceiros
Essa marca histórica para o projeto não seria possível sem o apoio das parcerias construídas ao longo deste tempo. Foi prestada uma homenagem às empresas que apoiaram e apoiam de forma significativa o projeto. A Eletrobrás (CGTEE) e a Philip Morris Brasil estiveram presentes na comemoração e receberam uma placa de agradecimento para marcar a data. O projeto foi desenvolvido de 2004 a 2016 através da parceria entre Embrapa Clima Temperado e Eletrobrás (CGTEE). A empresa que foi apoiadora do projeto durante 12 anos, esteve presente no ato. “Para nós como empresa e, também como pessoa, é uma grande satisfação estar aqui nesse ambiente de pesquisa, de planejamento e progresso na área da agricultura, principalmente com o Projeto Quintais, por que ele atinge o pequeno proprietário e possibilita a geração de renda para esse segmento, desenvolvendo uma forma mais sustentável de gerir essa propriedade”, disse o gerente de Assessoria do Meio Ambiente da Eletrobrás (CGTEE), Luis Eduardo Piotrowicz. Com o patrocínio da Eletrobrás(CGTEE) o projeto conseguiu conquistar a implementação de 1.817 quintais.

A partir de dezembro de 2017, o Quintais Orgânicos passou a contar com a parceria e o apoio financeiro da Philip Morris Brasil. “É muito importante estar aqui comemorando, hoje, o aniversário deste projeto, pois ele é muito importante e está alinhado com os objetivos da nossa empresa. Nós estamos investindo muito forte na sustentabilidade no meio rural, e esse tema passa por esse momento de diversificação de renda, de fornecer um ambiente com melhor qualidade de vida para o produtor rural. Já estamos apoiando o projeto há um ano e já renovamos para mais um ano e a tendência para os anos vindouros é continuar com essa parceria”, adiantou o supervisor de Sustentabilidade da Philip Morris Brasil, Felipe Consalter.

Expectativas são promissoras para o futuro
Segundo Fernando Costa Gomes, as expectativas são muito boas para o futuro, ele explica que a maior financiadora do projeto foi a Eletrobrás (CGTEE), que permitiu a realização de 1.817 quintais. Em 2017, iniciou-se a parceria com a Philip Morris Brasil e projeto garante sua continuidade até 2019, com a renovação da parceria com a empresa. “A gente tem o compromisso de realizar 100 quintais em 2018 e acreditamos que vamos superar essa meta”, concluiu Gomes.

 

Colaboração de Thais Boa Nova
Embrapa Clima Temperado

Contatos para a imprensa

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens