09/12/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisadora Joana D’arc participa de atividade do Embrapa & Escola no Amapá

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Dulcivânia Freitas

Dulcivânia Freitas - Joana D'arc palestrando na Embrapa, em setembro deste ano, para jovens, adultos e crianças que desenvolvem atividades de Iniciação Científica.

Joana D'arc palestrando na Embrapa, em setembro deste ano, para jovens, adultos e crianças que desenvolvem atividades de Iniciação Científica.

Referência no incentivo à iniciação científica, a professora cumpre agenda em Macapá pela segunda vez.

A professora e pesquisadora Joana D'Arc Félix de Souza, destaque no incentivo à iniciação científica de crianças e jovens no Brasil, participará de uma atividade do programa Embrapa & Escola e do VI Café com Ciência, no auditório Marabaixo da Embrapa Amapá, no horário das 9h às 12h desta segunda-feira, 10/12.

São esperados 13 professores e 33 alunos de ensino médio e fundamental, vinculados a atividades de iniciação científica – muitos deles premiados -, para a programação da visita da cientista Joana D’arc. Esta programação faz parte do evento "Investindo em talentos na Iniciação Científica", realizado pelo Instituto Leva Ciência em parceria com a Embrapa, Sebrae, Sistema Fecomércio e Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Macapá, no período de 10 a 12 de dezembro, em Macapá. 

Esta é a segunda vez que Joana D’arc Souza cumpre agenda em Macapá. Graduada em Química pela Universidade Estadual de Campinas, ela cursou mestrado e doutorado na Unicamp. Publicou artigos sobre a síntese de fármacos e devido a esse trabalho foi convidada a realizar estágio de pós-doutorado na Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente, é docente de Química e pesquisadora na Escola Técnica Estadual (ETEC) Professor Carmelino Corrêa Júnior, em Franca (SP), cidade onde nasceu. Há quase 20 anos, atua em pesquisas envolvendo reaproveitamento e aplicação de couro e pele suína, e cimento ósseo para reconstituir fraturas, colágeno para tratamento de osteoporose e osteoartrite, pele humana artificial para transplante utilizando sobras de pele suína, fertilizantes, entre outros.  Em parceria com alunos do ensino médio, acumula 15 patentes nacionais e internacionais. Joana D’arc é ganhadora de 72 prêmios, com destaque para o prêmio Kurt Politizer de Tecnologia de "Pesquisadora do Ano" em 2014.

Valorização da ciência aplicada à agropecuária
Durante a atividade do Embrapa & Escola na manhã desta segunda-feira, 10/12, um grupo de alunos e professores orientadores assistirão uma apresentação sobre este programa que visa contribuir para a valorização e conhecimento da ciência e tecnologia aplicadas à agropecuária, para estudantes e educadores dos ensinos médio e fundamental, despertando para o valor da atividade científica. Também foram convidados gestores da Fapeap, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Universidade do Estado do Amapá e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa).  

Logo após a apresentação sobre o Embrapa & Escola, será realizado o IV Café com Ciência com o lançamento da publicação "Boas práticas para a produção de tambaqui em tanques-rede: da implantação à despesca" de autoria do pesquisador Marcos Tavares Dias (organizador), membro do Núcleo de Pesquisas em Aquicultura e Pesca da Embrapa Amapá. A equipe da Embrapa e os visitantes se deslocarão, por volta do meio-dia, para conhecer as instalações do Laboratório de Pesquisa em Fármacos da Universidade Federal do Amapá (Unifap), com supervisão do professor doutor José Carlos Tavares.

Entre os participantes da programação da Embrapa estão o Instituto Leva Ciência, coordenado pela professora Danielle Brito (orientadora de alunos de projetos); Escola Estadual José do Patrocínio; Escola Estadual Santina Rioli; Escola Estadual Elias de Freitas Trajano de Souza (Porto Grande); Escola Estadual Nazaré Vasconcelos; e Escola Meta.    

Agenda em Macapá - A agenda de Joana D’arca em Macapá inclui ainda reunião na Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas da Comarca de Macapá, na manhã da terça-feira, 11/12; palestra intitulada “Investindo em talentos na Iniciação Científica”, a partir das 16 horas no Teatro das Bacabeiras. Na quarta-feira, 12/12, ela encerra sua agenda no Amapá participando da Mesa Redonda "Empreendedorismo, Pesquisa e Educação", no auditório do Sebrae, em Macapá, das 8h às 12h. As inscrições para a palestra e mesa redonda são gratuitas e podem ser feitas nos respectivos locais. Mais informações sobre a programação da professora Joana D’arc em Macapá podem ser obtidas por meio dos telefones (96) 9-8123-1087 e (96) 9-8126-9273. 

Programação na Embrapa:

9h00 - Recepção pelo chefe-geral interino da Embrapa Amapá, Dr. Nagib Jorge Melem Junior;

9h05 – Apresentação do programa Embrapa & Escola. Ministrante: Dra. Jamile da Costa Araújo (chefe de Pesquisa da Embrapa Amapá);

9h30 – IV Café com Ciência, com o lançamento do Comunicado Técnico “Boas práticas para a produção de tambaqui em tanques-rede: da implantação à despesca”. Autoria: Pesquisador Dr. Marcos Tavares-Dias (organizador);

10h00 – Visita ao Laboratório de Entomologia, monitorada pela pesquisadora Dra Cristiane Ramos de Jesus.

11h00 – Visita ao Laboratório de Solos, monitorada pelos técnicos Claudeci Trindade, Jacivaldo Costa e analista Leandro Damasceno, Supervisor dos Laboratórios da Embrapa Amapá. 

12h00 – Encerramento.

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)
Embrapa Amapá

Contatos para a imprensa

Telefone: 0xx96-3203-0287

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens