10/12/18 |   Gestão Estratégica

Pesquisador Evaristo de Miranda coordena grupo de meio ambiente para transição de governo

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Carlos Alberto de Carvalho

Carlos Alberto de Carvalho - A sede da Embrapa cedeu espaço para reuniões do grupo

A sede da Embrapa cedeu espaço para reuniões do grupo

O pesquisador Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Territorial, foi designado coordenador do Grupo de Trabalho (GT) sobre o Meio Ambiente da equipe de transição do Governo Federal. As atividades do GT começaram em outubro e foram concluídas em 5 de dezembro. Contaram com a participação técnica de representantes de diversas instituições ligadas à temática.

Evaristo afirma que o grupo foi de “geometria variável” por agregar diferentes técnicos durante os encontros, sem ultrapassar doze componentes. Além disso, ressalta o pesquisador, todos os participantes do GT eram especialistas na temática - dentro de suas áreas de atuação – e as questões debatidas nos encontros resumem-se às ambientais, sendo, portanto, um grupo “exclusivo e específico”.

Segundo Evaristo, o GT fez um raio X da organização do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e um diagnóstico das interfaces do MMA com outras pastas. Segundo o coordenador do GT, a ideia é enxugar a estrutura organizacional. “O ministério cresceu muito para atender a vários assuntos, mas há como enxugar essas estruturas”, disse. Quanto ao relacionamento do MMA com outros ministérios, as orientações do GT são para uma sinergia entre os órgãos.

Nova ministra
No dia 7 de novembro, Miranda reuniu-se, em Brasília, DF, com a deputada federal Tereza Cristina, escolhida pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para liderar o Ministério da Agricultura. Na ocasião, foram discutidos assuntos do setor agrícola no tocante às questões ambientais e à sustentabilidade da agricultura. Teresa solicitou informações sobre o apoio técnico que a Embrapa Territorial já fornece ao ministério e sinalizou ampliar essa parceria em seu futuro mandato.

Novo chanceler
Também em novembro, Miranda reuniu-se com o próximo chanceler do Brasil, Ernesto Araújo, em Brasília, DF. De acordo com o chefe-geral, o futuro ministro das Relações Exteriores apresentou-lhe a proposta de ampliar da atuação internacional da Embrapa Territorial. “Acompanhar os destinos da agricultura internacional” foi o desafio deixado por Araújo na reunião. Evaristo entregou exemplares em Português e Inglês do livro "Tons de verde" para o diplomata.

Vivian Chies (MTb 42.643/SP)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211-6214

Alan Rodrigues (MTb 2625/CE)
Embrapa Territorial

Contatos para a imprensa

Telefone: 19 3211-6214

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens