13/12/18 |   Comunicação  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia

Dia de Campo na TV – Município do semiárido nordestino é destaque em produção de abacaxi

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Léa Cunha

Léa Cunha -

O abacaxi é explorado há cerca de 40 anos no município de Itaberaba, BA — que tem condições ecológicas diferentes da maioria das regiões tradicionais de cultivo —, mas foi há menos de 20 que se firmou. A presença da Embrapa e parceiros de instituições de pesquisa, extensão e defesa sanitária foi fundamental para que os produtores tivessem sucesso na atividade.
Ao contrário dos produtores de Coração de Maria, os itaberabenses adotaram rapidamente algumas tecnologias fundamentais para o bom desempenho da cultura. Hoje, o abacaxi da variedade Pérola é o principal produto agrícola do município, ocupando 2,3 mil hectares de área plantada. A cultura é predominante em pequenas propriedades, com áreas médias inferiores a três hectares, onde se emprega mão-de-obra familiar e, na maioria das vezes, sem financiamento.
Em 2001, diante da importância da lavoura para o município, foi criado o Grupo Gestor do Abacaxi com a finalidade de coordenar as ações de assistência técnica, pesquisa, desenvolvimento, comercialização e financiamento para a sustentabilidade da cultura do abacaxi em Itaberaba e região. Era formado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cooperativa Agroindustrial de Itaberaba (Coopaita), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Nordeste, Banco do Brasil e, por último, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Contatos para a imprensa

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

semiáridodctv2018agroindústriaembrapa mandioca e fruticulturaabacaxi pérola