20/12/18 |   Florestas e silvicultura

Pesquisador recebe homenagem do Conselho de Administração da SIF

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O pesquisador da Embrapa Florestas, Marcos Deon Vilela de Resende recebeu do Conselho de Administração da Sociedade de Investigações Florestais (SIF), a medalha “Professor Sebastião Moreira Ferreira da Silva”, Edição 2018, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento do setor florestal brasileiro.

O Conselho é formado por gerentes das empresas Arcelormittal Bioflorestas, Vallourec, Fibria, Klabin, Cenibra, Frondosa Participações e por dois representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

A entrega foi feita em 07 de dezembro, em solenidade realizada em Viçosa/MG. Mário Ladeira, Gerente da Klabin e da SIF agradeceu o pesquisador pela sua contribuição técnico-científica: “Em nome do setor florestal, agradecemos por toda contribuição técnico-científica que você tem produzido ao longo de sua carreira para a academia e empresas, nas áreas de Genética, Estatística, Genômica e Melhoramento Florestal. Suas publicações, livros, ensinamentos e sistema (Selegen) são referência para profissionais de diversas áreas do conhecimento, em especial para nós, “amantes” do melhoramento e da genética”, destacou Ladeira.

A comenda “honoris meritus” foi criada em 2015 para homenagear aqueles que contribuíram de maneira significativa com o setor florestal. Os agraciados com a comenda desde a sua criação foram:
2015: José Lívio Gomide
2016: Celso Foelkel
2017: Nairam Félix de Barros
2018: Marcos Deon Vilela de Resende”

Deon é pesquisador da Embrapa Florestas desde 1990 e fica em Viçosa. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela UFLA, graduação em Estatística pela UFPR, mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela USP/ESALQ, doutorado em Genética pela UFPR e pós-doutorado em Matemática Biométrica no Rothamsted Research Institute - Londres (2002-2004).  Também é professor na UFV aonde orienta e co-orienta estudantes de doutorado nas áreas de Estatística, Genética e Melhoramento. Atua ainda nos programas de pós-graduação em Estatística Aplicada e Biometria, Genética e Melhoramento, Fitotecnia, Zootecnia e Ciência Florestal. Co-orienta na UFLA, USP e UNESP. 

Tem experiência na área de Genética Quantitativa. Atua nos temas: Modelos Lineares Mistos-BLUP, Componentes de variância-REML, Inferência Bayesiana, Melhoramento de Espécies Perenes (Florestais, Fruteiras, Forrageiras, Palmeiras, Cana-de-Açúcar, Animais, Café, Suínos), Estatística, Experimentação, Seleção Genômica Ampla (Medalha de Honra ao Mérito em Inovação Agropecuária - 2012).

Paula Saiz (Conrerp 3453)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/