26/12/18 |   Comunicação  Florestas e silvicultura  Transferência de Tecnologia

Dia de Campo na TV – Manejo sutentável no Arco do Fogo em Mato Grosso

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Lázaro Nunes

Lázaro Nunes -

A região de Sinop, norte do Mato Grosso, possui extensas áreas de Floresta Amazônica. Além da agricultura, uma atividade econômica bastante importante para a região é o manejo florestal sustentável. Essa atividade consiste na retirada de árvores de forma sistemática e planejada, com o objetivo de gerar renda, e, indiretamente, auxiliar na manutenção da cobertura florestal, pois o manejo mantém mais de 80% da cobertura original.

Para isso, são seguidos planos de manejo e uma legislação rigorosa, que garantem que a atividade não prejudica a floresta. Considerada uma das principais atividades econômicas da região, o manejo de florestas naturais tem como base um tripé: ser economicamente viável; possuir um viés social, com geração de emprego e renda para a região onde é feito; e ser ambientalmente correto, ajudando a floresta a crescer e a permanecer em pé, combatendo o desmatamento.

Por isso, o manejo sustentável de florestas naturais é foco de uma série de pesquisas realizadas pela Embrapa, que já realizou estudos específicos para dez espécies florestais de importância na região de Sinop/MT, e está finalizando para mais quatro espécies. Os estudos relacionam a sustentabilidade econômica e a produção por espécie nativa da Floresta Amazônica, especificamente para a região estudada.  Um dos objetivos é também subsidiar com resultados de pesquisa científica as discussões sobre a legislação.

Saiba como sintonizar.

 

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/